Edu Piano garante sexto lugar na etapa de Brasília

Imprimir

O Grande Prêmio Petrobras, última etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputado neste domingo, 8, em Brasília (DF), foi marcado por fortes emoções e muita adrenalina. O calor excessivo exigiu resistência dos equipamentos e a alta competitividade tomou conta de toda a corrida, que dirá o piloto Edu Piano, da Equipe Território Motorport, que fechou em sexto lugar, em meio a 25 caminhões do grid. Não fosse a queima de um radar, o hexacampeão dos ralis, teria garantido seu primeiro pódio nas pistas, pois havia chegado à quinta posição nos minutos finais da final da corrida.

"Foi uma pena, acabei queimando um radar quando havia chegado à quinta posição e fui obrigado a passar pelos boxes e voltei em nono. Daí fiz algumas ultrapassagens e terminei em sexto, por pouco não pego pódio", explica Piano, referindo-se ao radar que limita a velocidade dos caminhões a 160km/h e quando o piloto ultrapassa esta marca, precisa passar pelos boxes.

O palco da décima etapa da temporada foi o Autódromo Internacional Nelson Piquet, onde os pilotos deram 31 voltas no circuito de 2.919 metros, em meio a algumas relargadas. Os caminhões mais resistentes levaram vantagem. Tanto que o Ford Cargo de Piano, que foi desenvolvido ao longo do ano, mostrou seu potencial. "Tínhamos caminhão para mais meia hora de corrida. O motor Cummins trabalhou muito bem a mais de 120 graus e a turbina também teve um ótimo desempenho que impressionaram", ressalta Piano.

Piano ainda explica, que devido a problemas que tiveram com o caminhão, no sábado (7) ele não pode realizar o terceiro e quarto treinos e isto também prejudicou seu desempenho nesta final. "Como não conhecida a pista, a falta de treino também fez diferença. Mas foi uma corrida muito boa e no geral a minha primeira temporada na Fórmula Truck foi um desafio maior que resolvi enfrentar após 20 anos no off-road e terminou dentro das expectativas", completa o piloto, que em agosto conquistou o seu sexto título no Rally dos Sertões e é o atual campeão dos caminhões e recordista de títulos na categoria, neste que é o segundo maior rali do mundo.

O chefe da equipe Marcos Berti avalia a temporada de estreia do piloto como muito produtiva. "Só tenho uma palavra a dizer: superação. Edu foi um guerreiro e muito corajoso no desafio que se propôs a enfrentar. Pilotou um caminhão totalmente diferente do que está acostumado a competir nos ralis e, mesmo com falta de patrocínio, completou a maioria das etapas com garra. Foi um ano de aprendizado para toda a equipe, onde trabalhamos duro no desenvolvimento do caminhão", ressalta. O campeão da temporada 2013 foi o pernambucano Beto Monteiro.

Resultado Etapa Brasília - Fórmula Truck (8/12)

1º) 2 - Valmir Benavides (I, SP), 31 voltas em 1:00:10.726
2º) 15 - Roberval Andrade (S , SP), a 5.654
3º) 72 - Djalma Fogaça (F , SP), a 10.075
4º) 88 - Beto Monteiro (I , PE), a 13.064
5º) 20 - Pedro Muffato (S , PR), a 19.284
6º) 44 - Edu Piano (F , SP), a 20.613
7º) 0 - Alberto Cattucci (V , SP), a 26.395
8º) 10 - Ronaldo Kastropil (S , SP), a 1 volta
9º) 73 - Leandro Totti (W , PR), a 2 voltas
10º) 14 - João Maistro (V , PR), a 2 voltas
11º) 3 - Geraldo Piquet (M , DF), a 10 voltas
12º) 8 - Adalberto Jardim (W , SP), a 10 voltas
13º) 6 - Wellington Cirino (M , PR), a 12 voltas
14º) 4 - Felipe Giaffone (W , SP), a 15 voltas
15º) 99 - Luiz Lopes (I , SP), a 15 voltas
16º) 12 - Zé Maria Reis (S , GO), a 18 voltas
17º) 83 - Regis Boessio (M , RS), a 19 voltas
18º) 7 - Debora Rodrigues (W , SP), a 19 voltas
19º) 21 - Alex Caffi (I , IT), a 22 voltas
20º) 51 - Leandro Reis (S , GO), a 27 voltas
21º) 80 - Diogo Pachenki (M , PR), a 28 voltas
22º) 71 - Raijan Mascarello (F , MT), a 28 voltas
23º) 11 - Jansen Bueno (V , PR), a 28 voltas
24º) 77 - André Marques (W , SP), a 28 voltas
25º) 55 - Paulo Salustiano (M , SP), a 29 voltas