Cauteloso, Bruno Senna espera melhorar acerto em Suzuka

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Excelente à primeira vista, o 8º lugar na abertura dos treinos não foi suficiente para assegurar a tranquilidade completa de Bruno Senna no Grande Prêmio do Japão. O piloto da Williams participou apenas da segunda sessão, cumprindo o acordo com a equipe que determina que o finlandês Valtteri Bottas ocupe o cockpit na sessão matinal das etapas em circuitos permanentes, e deixou o autódromo com a convicção de que o carro ainda precisa evoluir para a tomada classificatória deste sábado. "Dentro das condições, até que foi razoável. Precisamos ganhar um pouco de velocidade", resumiu.

Bruno lembrou que a limitação dos treinos continua cobrando um preço. "Faltou mais tempo de pista para encontrar a direção certa. Temos de melhorar o balanço do carro, principalmente na frente", explicou. A equipe testou os dois pneus fornecidos pela Pirelli para o Japão e fez experiências aerodinâmicas, utilizando os três pilotos - o venezuelano Pastor Maldonado terminou o dia em 15º lugar. Bruno, no entanto, disse que os dados de consumo com os compostos duros e macios foram comprometidos pelo tráfego e bandeiras amarelas quando saiu com maior quantidade de combustível. "De qualquer forma, o desgaste será igual para todo mundo e cada um terá de estudar bem a estratégia."

Apesar da posição satisfatória na folha de tempos, Bruno admitiu que esperava ver o FW34-Renault mais rápido na comparação com a sexta-feira em Cingapura, na prova mais recente da Fórmula 1. "Temos de trabalhar mais no acerto. Com o carro mais equilibrado e mais confiança, acredito que daria para baixar esse tempo de hoje em meio segundo. Mas não é fácil chegar no segundo treino e já ir logo acelerando tudo num traçado difícil como este", concluiu.

Veja como ficou o segundo treino livre:
SEXTA-FEIRA (5 de outubro de 2012) SUZUKA / JPN:

1 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – 1min32s493 (34 voltas)
2 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – 1min32s707 (32 voltas)
3 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 1min32s836 (37 voltas)
4 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India –1min32s987 (30 voltas)
5 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – 1min33s093 (28 voltas)
6 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – 1min33s107 (35 voltas)
7 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min33s349 (22 voltas)
8 – Bruno Senna (BRA) - Williams – 1min33s499 (35 voltas)
9 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – 1min33s614 (32 voltas)
10 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – 1min33s750 (13 voltas)
11 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 1min33s866 (19 voltas)
12 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – 1min33s903 (36 voltas)
13 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – 1min33s983 (33 voltas)
14 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 1min34s291 (12 voltas)
15 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – 1min34s300 (33 voltas)
16 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – 1min34s863 (32 voltas)
17 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – 1min35s080 (34 voltas)
18 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – 1min35s711 (41 voltas)
19 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – 1min35s870 (37 voltas)
20 – Timo Glock (ALE) - Marussia – 1min36s194 (32 voltas)
21 – Charles Pic (FRA) - Marussia – 1min36s636 (28 voltas)
22 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – 1min37s342 (30 voltas)
23 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – 1min37s701 (35 voltas)
24 – Paul di Resta (GBR) – Force India – sem tempo (2 voltas)