Tudo o que aconteceu nas 24 Horas de Nürburgring

Imprimir

Depois de cinco vitórias em seis anos, o clássico de longa distância não teve o mesmo fim na edição 2012 para as equipes Porsche. O melhor colocado foi da Frikadelli Racing Team, com um Porsche 911 GT3 R que terminou as 24h em sexto lugar, na frente de um público recorde de 235.000 espectadores. Em contraste, a equipe mais rápida na fase de qualificação -Wochenspiegel Manthey, experimentou uma corrida extremamente difícil com um momento trágico final.

Os pilotos Marc Lieb (Alemanha), Richard Lietz (Áustria), Romain Dumas (França) e Manthey-piloto Lucas Luhr (Alemanha), à bordo de um 911 GT3 R da Equipe Wochenspiegel Manthey sofreram alguns revezes ao longo das 24 horas. Quando a chuva caiu durante a noite, Lucas Luhr danificou a frente do carro ao deslizar rapidamente para fora da pista. Além disso, a equipe perdeu um tempo precioso nos boxes por conta de um problema com um sensor. Na manhã seguinte veio outra paralisação nos boxes por causa de um pneu furado que danificou o freio.

Romain Dumas lutou contra os ataques dos Mercedes e para ajudar, pouco antes de cruzar a linha de chegada, teve de frear porque estava alguns segundos fora das 24 horas e não tinha combustível suficiente para levar o carro por mais uma volta. A manobra não deu certo e, depois de cruzar a linha de chegada, o motor morreu e ele não conseguiu ligar novamente. Neste momento, um outro condutor não viu seu 911 e bateu na parte traseira em alta velocidade. Com isso, o 911 Wochenspiegel não pôde completar a última volta e, portanto, não foi classificado.

O alemão Klaus Abbelen da equipe Frikadelli, ficou emocionado com o sexto lugar geral no final de uma corrida impecável. "No geral, nós só reabastecemos, completamos o óleo e a água e mudamos os pneus", resumiu o veterano Abbelen Eifel. "Infelizmente calculamos mal durante a noite. Colocamos pneus intermediários durante um pit stop, mas depois a chuva tornou-se mais pesada e tivemos que parar novamente e isso nos deixou uma volta atrás. Mas nos divertimos muito e estamos totalmente satisfeitos com o sexto lugar", disse. Celebrando o sucesso com ele, estavam mais três pilotos: Sabine Schmitz, Christopher Brück (ambos da Alemanha) e Patrick Huisman (Países Baixos).

Resultado final em Nürburgring:

1. Basseng / Haase / Stippler / Winkelhock (D / D / D / D), Audi R8 LMS ultra, 24:00.15.776
2. Mamerow / Abt / Ammermüller / Hahne (D / D / D / D), Audi R8 LMS ultra, + de 3:35.383 minutos
3. Frankenhout / Simonsen / Kaffer / Arnold (NL / S / D / D), Mercedes-Benz SLS AMG, + 7:55.733
4. Leinders / Palttala / Martin (B / B / B), BMW Z4 GT3, - 1 volta
5. Fässler / Mies / Rast / Stippler (CH / D / D / D), Audi R8 LMS, ultra - 4
6. Abbelen / Schmitz / Bruck / Huisman (D / D / D / NL), Porsche 911 GT3 R, - 4
7. Müller / Müller / Alzen / Adorf (D / D / D / D), BMW Z4 GT3, - 5
8. Hürtgen / Schwager / Bastian / Adorf (D / D / D / D), BMW Z4 GT3, - 5
9. Klingmann / Wittmann / Göransson / Lamy (D / D / S / P), BMW Z4 GT3, - 5
10. Zehe / Hartung / Rehfeld / Bullitt (D / D / D / EUA), Mercedes-Benz SLS AMG, - 5
11. Hennerici / Seefried / Busch / Siedler (D / D / D / A), Porsche 911 GT3 R, - 6
13. Kaufmann / Heger / Schornstein / Kuke (D / D / D / D), Porsche 911 GT3 KR, - 8
16. Busch / Allgäuer / Al-Azhari / Seefried (D / A UAE / / D), Porsche 911 GT3 Cup, - 9
18. Kräling / Gindorf / Scharmach / Schelp (D / D / NZ / D), Porsche 911 GT3 Cup, - 10
19. Gülden / Kisters / Panchyrz / Schmickler (D / D / D / D), Porsche 911 GT3 Cup, - 11
20. Gebhardt / Grossmann / Kentenich / Posavac (D / D / D / D), Porsche 911 GT3 Cup, - 12

Texto: Oliver Hilger / Comunicação Porsche AG - Motorsportpress
Tradução e adaptação: Cesar Leite / ESPORTE &CIA - BRASIL | ANO XIII