Os Híbridos da Toyota nas 24 Horas de Le Mans - FRA

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Os híbridos da Toyota Racing (carros elétricos) tiveram um desempenho consistente e rápido na abertura de duas horas da Le Mans 24 Horas.

O híbrido número 8 TS030 de Stéphane Sarrazin, Anthony Davidson e Sébastien Buemi iniciou a prova a partir da terceira posição, com Stéphane ao volante. Alex Wurz abriu a corrida com o carro número 7, tendo como companheiros de equipe, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima nos boxes.
 
Apesar da forte chuva que caiu pela manhã, os carros correram numa trilha seca. O híbrido 8 perdeu uma posição já na primeira volta e depois de 20 minutos, trocou de posição com o híbrido 7.
 
Os primeiros pit stops aconteceram pouco depois de meia-hora, com ambos os carros se beneficiando com trocas rápidas e depois de horas de corrida, os carros já estavam em terceiro e quarto lugares. Os pilotos também revezaram o volante com Nicolas e Sébastien Buemi.
 
O Presidente da Toyota, Yoshiaki Kinoshita, falou sobre o desempenho de sua equipe: "Foi um início muito bom para nós. A equipe teve um bom desempenho em seus primeiros pit stops, esteve muito competitiva e também foi muito gratificante ver os carros produzindo bem, mesmo usando como combustível a energia elétrica", disse.
 
O híbrido TS030 número 7 de Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima, largou da quinta posição no grid e na primeira hora já era o terceiro na corrida, com Wurz ao volante. Na segunda hora já era quarto na corrida (Alex Wurz / Nicolas Lapierre).
 
Alex Wurz também deixou o seu recado: "A largada foi boa e em seguida eu já estava atrás de Stéphane. Após a primeira parada estávamos entrando no ritmo dos carros de ponta, que fizeram uma lacuna no início e conseguiram se manter distantes. O carro estava um pouco difícil de conduzir no início, mas depois o equilíbrio melhorou nos segundo e terceiro turnos. Eu acelerei como um louco", comentou o animado Wurz.
 
O outro híbrido TS030, de número 8, com Stéphane Sarrazin, Anthony Davidson e Sébastien Buemi, largou da terceira posição no grid e uma hora depois, com Stéphane ao vloante estava em quarto na corrida. Na segunda hora, (Stéphane / Sébastien), estava em quinto.
 
Stéphane Sarrazin falou sobre a participação: "Fiquei surpreso no início, porque eu acho que alguns concorrentes não seguiram o procedimento de corrida, já que normalmente temos que estar lado a lado na largada. O carro foi bastante sensível durante as primeiras voltas, mas ficou melhor e eu estava melhorando minha regularidade, volta após volta. Enfrentei um tráfego complicado e sempre nas curvas rápidas. Não tive tanta sorte, mas tenho certeza que foi o melhor que pudemos fazer. Este primeiro turno triplo foi positivo. Estamos agora no ritmo", comentou o animado Sarrazin.

Sobre a Toyota Racing no Campeonato Mundial da FIA Endurance:

A Toyota competiu pela primeira vez no Mundial de Enduro, em 1983, marcando o início de um longo período de participação em provas de resistência, incluindo-se Le Mans. Os carros da Toyota já correram em 13 edições das 24 Horas de Le Mans, com um total de 36 veículos participantes, com três pódios - todos em segundo lugar. Incluindo esses resultados, a Toyota terminou nove vezes entre os seis primeiros. Na qualificação, a Toyota largou quatro vezes da primeira fila, incluindo uma pole position. Em 2012, a Toyota voltou com todo gas e vai participar em tempo integral com um carro híbrido LMP1, o HYBRID TS030. O chassi foi projetado e construído pela Toyota Motorsport GmbH (TMG), onde a equipe tem sua base. A TMG é a antiga sede da Rally Toyota Mundial e da equipe de Fórmula 1 e foi responsável pelo projeto e operação do TS020 da Toyota (GT-One) em Le Mans nos anos de 1998-99.

Texto: Alastair Moffitt / Toyota
Tradução e adaptação: César Leite /  ESPORTE &CIA - Brasil | ANO XIII