Designer de automóveis aerodinâmicos no Brasil

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O alemão Luigi Colani, conhecido como um dos designers experimentais mais influentes do século XX vem ao Brasil pela primeira vez. Presença confirmada no evento ABC | X, que acontece entre os dias 19 e 21 de setembro, Colani tem em seu portfólio mais de seis mil obras, entre elas inúmeros projetos aerodinâmicos para marcas como Fiat, Ford, Chevrolet, BMW e Ferrari.

Sua história como designer começou em 1946, época em que estudava Escultura e Pintura na Academia de Belas Artes de Berlim, na Alemanha. Não contente com a área artística, o alemão resolveu estudar engenharia, aerodinâmica e aviação na Sorbonne de Paris - local onde teve seus primeiros contatos com o design de carros.

Colani iniciou seus projetos adquirindo os automóveis mais fabulosos e os modificando para que fossem mais econômicos ou mais velozes, e assim colaborou com as revistas automotivas Stern e Hobby, e as publicações L’Automobile e Motorcycles, fazendo críticas e propondo alterações.

Entre os projetos do futurista Colani estão: o carro de corrida com formato de OVNI que permitiu que a Eifelland batesse o recorde da volta mais rápida no Grand Prix Kyalami, de 1972; o Lamborghini LeMans Concept que tinha o motor em um corpo separado da cabine; o Ford GT 80, que usava o conceito da asa invertida; um novo carro com base no Volkswagem Polo que era capaz de fazer 12km/l a mais do que o original; um BMW com motor boxer 2 cilindros e coeficiente aerodinâmico de 0,22 (um carro moderno atual tem em torno de 0,30) que atingiu 200 km/h; o caminhão aerodinâmico da IVECO; e o Space Truck da Mercedes Bens, que reduziu o consumo de combustível em 35% comparando com os caminhões convencionais.