Emoção do início ao fim nas 24 Horas de Daytona

Imprimir

O sprint final da prova das 24h de Daytona se transformou em um jogo emocionante do poker de combustível na classe GT. Nas últimas voltas, as equipes colocaram todos os seus ovos em uma cesta com as suas estratégias e dispensaram uma parada adicional de combustível para que eles tivessem uma chance de vencer o clássico de maior prestígio na Flórida.

Para Richard Lietz isso não deu certo: o austríaco vencedor do ano passado, ocupou a posição de liderança durante boa parte da corrida com seu Porsche 911 GT3 Cup e estava a caminho de um pódio, mas, nas últimas voltas, precisou economizar combustível e não pode utilizar o potencial total do carro. Com sua competência, Magnus que tinha como companheiros de equipe o francês Nicolas Armindo, Andy Lally (EUA) e John Potter (EUA), terminou em quinto lugar - à frente de seu colega Marco Holzer (Alemanha) que dividiu tarefas num Porsche 911 GT3 Cup com Jeroen Bleekemolen (Holanda), Damien Faulkner (Irlanda) e MacNeil Cooper (EUA).

"Como defensor do título, eu tinha antecipado um resultado melhor do que o quinto lugar, mas, ainda podemos estar satisfeitos com o nosso desempenho", disse Richard Lietz. "Até 15 minutos antes da bandeirada tudo estava correndo conforme o plano, mas, infelizmente nossa estratégia não funcionou. Não tivemos escolha. Nós fizemos tudo o que podíamos, mas não foi suficiente". Ele pilotou por um total de  43 voltas com o seu Porsche 911 GT3 de número 44 - muito mais do que qualquer um dos seus oponentes. Marco Holzer deixou seu recado: "Foi uma corrida difícil para nós. Conseguimos nos livrar de alguns problemas, mas tive que aliviar o pé do acelerador nas últimas voltas para economizar combustível. Fizemos a aposta e não queria reabastecer no final. Infelizmente este plano não foi bem sucedido".

"Esta foi sem dúvida uma das mais emocionantes corridas de 24 horas", disse Hartmut Kristen, chefe da Porsche Motorsport. "Nossas equipes lutaram muito pela vitória. No ano passado, voltamos para casa com uma vitória tripla e com outros no pódio".

O primeiro líder no Daytona International Speedway foi Nick Tandy. Em sua corrida de estréia como piloto da Porsche, o britânico da Konrad Motorsport roubou a liderança do pole position. Seu começo perfeito, no entanto, não era um bom presságio: Após cerca de oito voltas e muitos incidentes, ele teve que estacionar o seu Porsche 911 GT3 Cup, com danos na suspensão. Isto também provou ser uma experiência amarga para seu companheiro de equipe, o dinamarquês Michael Christensen, que debutou nas 24h. O austriaco Klaus Bachler, que este ano dividiu seu Porsche Supercup com Michael Christensen, terminou em 11º. "Tivemos alguns problemas durante a noite, mas todos tudo correu bem", comentou. "Essa foi a minha primeira corrida de 24h e aprendi muito".

Ao volante do seu Porsche Cayman, o vencedor geral da América 2009 David Donohue venceu a categoria GX com os seus compatriotas Nelson Canache, Shane Lewis e Jim Norman. Com isso, ele ganhou um Porsche novinho da fabricante.

Resultado da corrida
Classe GT

1. Albuquerque / Jarvis / Mortara / von Moltke (MEX / GB / MEX / EUA), Audi R8, 678 voltas
2. Bass / Basseng / Rast / Stippler (EUA / D / D / D), Audi R8, 678
3. Wilkens / Assentato / Cosmo / Lazzaro (EUA / EUA / EUA / EUA), Ferrari 458, 678
4. Balzan / Frezza / Pier Guidi (I / I / I /), Ferrari 458, 678
5. Lietz / Lally / Armindo / Potter (A EUA / / F / EUA), Porsche 911 GT3 Cup, 678
6. Holzer / Bleekemolen / Faulkner / MacNeil (D / NL / IRL / EUA), Porsche 911 GT3 Cup, 678
10. Farnbacher / Baldwin / Burtin / Ragginger / Renauer (D / EUA / EUA / A / D), Porsche 911 GT3 Cup, 671
11. Bachler / Maassen / Seefried / neve / neve (A / D / D / EUA / EUA), Porsche 911 GT3 Cup, 668
13. Lieb / vendedores / Davis / Keen (D / EUA / EUA / EUA), Porsche 911 GT3 Cup, 663

GX classe
1. Donohue / Canache / Lewis / Norman (EUA / EUA / EUA / EUA), Porsche Cayman, 635 voltas

Texto: Oliver Hilger / Porsche Motorsports
Tradução e adaptação; César Leite / ESPORTE &CIA