Audi chega às pistas com o DTCC, campeonato para amadores

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Um novo campeonato destinado a Pilotos Graduados de Competição B - aqueles filiados na classe PGC-B -, o Driver Touring Car Cup, será disputado em seis etapas na temporada de 2011 utilizando modelos Audi A3 2.0 Turbo com preparação mecânica limitada. O conceito desta promoção é a evolução de um antigo projeto da Driver - empresa especializada no mercado de carros superesportivos -, em conjunto com o grupo EuroBike - que explora concessionárias de marcas premium. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, a homologação da nova categoria reflete as condições do mercado brasileiro de automobilismo:

"O novo DTCC não se trata unicamente de uma nova categoria monomarca no nosso esporte. Ela deve ser encarada como uma nova fonte de formação de mão de obra, pois abre oportunidades para novos promotores e para pilotos competirem com um modelo de mecânica avançada e de alto rendimento."

Segundo Dennis Rolim, promotor do DTCC, a idéia de realizar o certame se encaixa tanto no perfil do grupo EuroBike quanto nas necessidades expostas pelo presidente da CBA:

"Quando discutimos a proposta deste campeonato ao presidente Cleyton Pinteiro aceitamos de bom grado o compromisso de formar mão de obra em um setor que tem uma grande demanda de profissionais de organização de campeonatos. Nós visualizamos uma boa oportunidade de negócios e decidimos encarar esse desafio."

Os 18 carros que serão usados na temporada chegaram ao Brasil em novembro último e desde então foram preparados nas instalações da MC Tubarão, empresa que se tornou conhecida no sul do País pelos protótipos que desenvolveu nos últimos anos. Segundo o preparador Carlos Andrade, a proposta mecânica básica é evitar modificações mecânicas e reforçar pontos que aumentem a segurança e durabilidade dos carros:

"Mecanicamente os Audi A3 receberam mudanças na eletrônica - foi criada uma nova programação na injeção eletrônica para manter o mesmo rendimento do motor em temperaturas mais altas - e nas molas e amortecedores especiais para competição."

A carroceria, porém, exibe novos apêndices aerodinâmicos e um aerofólio traseiro, único item passível de ser regulado pelo piloto; alinhamento e pressão dos pneus serão determinados pelos técnicos da MC Tubarão. Portas e capôs originais de alumínio foram substituídos por peças construídas em plástico reforçado com fibra de vidro e os vidros das portas e vigia traseiro substituídos por acetatos transparentes; uma segunda entrada de ar foi instalada na parte dianteira do teto; o pára-brisa laminado original foi mantido. Internamente o Audi A3 DTCC exibe santantonio banco de competição e cinto de segurança de cinco pontos, volante de engate rápido e um segundo painel digital multifunção. O câmbio mecânico de seis marchas e o motor 2.0 turbo-alimentado foram mantidos originais. Os pneus nas medidas 235/645 - 18 e as rodas são próprios para competição.

O formato das provas permite que os carros tenham um ou dois pilotos. A programação dos eventos prevê quatro treinos livres de 30 minutos, uma sessão de classificação e duas corridas de 25 minutos. O custo para a locação dos carros para todo o campeonato é de R$ 181.500,00, incluída a taxa de inscrição. Pneus e danos consequentes de batidas e acidentes não estão incluídos neste valor.