Queda do avião da Air France durou 3,5 minutos

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O Escritório de Investigação e Análises da França (cuja sigla em francês é BEA) divulgou na sexta-feira (27/05/2011) o relatório parcial sobre as circunstâncias em que ocorreu o acidente com o avião da Air France, no dia 31 de maio de 2009, quando morreram as 228 pessoas. Pelo relatório, há indicações de que o avião caiu, na costa do Brasil, em alta velocidade, de uma altura de 38 mil pés (o equivalente a 11.582 metros). A queda durou três minutos e 30 segundos.

Segundo o relatório, disponível no site do BEA, as turbinas da aeronave estavam funcionando normalmente e respondendo aos comandos da tripulação. O texto informa ainda que os dois copilotos estavam na cabine e o comandante, em repouso. O capitão retornou para a cabine, depois que foi suspenso o sistema de piloto automático.

Há, ainda, sinais de desencontros de informações entre as orientações de procedimentos de cabine e o sistema de instrumentos (Isis). Porém, no comunicado, o BEA não dá indicações de falhas por parte dos pilotos. As referências são de que por volta das 2h08 os copilotos relataram turbulência na área onde estavam e necessidade de virar mais à esquerda. O alerta soou duas vezes. Também foi comunicada perda de velocidade da aeronave.

O relatório informa ainda que a tripulação – formada 12 pessoas, entre comissários, piloto e copilotos, – seguiu os procedimentos adequados, assim como a aeronave apresentava peso e equilíbrios corretos. O documento foi analisado a partir da análise das caixas-pretas encontradas no começo deste mês.

No relatório, o BEA inclui parte de alguns diálogos da tripulação na cabine. O documento final sobre as investigações é esperado para o final de julho. No último dia 24, as autoridades francesas informaram às famílias das vítimas que 29 corpos foram resgatados desde o reinício das operações de resgate, em 21 de maio. Em um primeiro momento apenas 50 corpos tinham sido resgatados.

DADOS DA AERONAVE:

A aeronave usada para o vôo AF 447 era um Airbus 330 que tem envergadura de uma ponta a outra das asas, de 60,3 metros, altura de 17,4m e comprimento de 58,8 metros. O peso máximo na decolagem para uma aeronave como esta não deve ultrapassar 260 toneladas A autonomia de vôo do A330 é de 12.500 Km e o avião opera em velocidade média de 880 Km/h.

No caso do vôo AF447, a aeronave estava comportando 216 passageiros e 12 tripulantes, num total de 228 pessoas a bordo, sendo que 126 dessas eram homens, 82 mulheres, 7 crianças e 1 bebê (59 do total eram brasileiros, incluindo um membro da tripulação). O A330 que caiu tinha menos de quatro anos (18.870 horas de vôo até cair) e foi fabricado em 2005. A última revisão foi realizada em 16 de abril do mesmo ano da queda, ou seja, 2009 (45 dias depois da última revisão).

COMO ACONTECEU O ACIDENTE:

Às 19h03 do dia 31 de maio de 2009 (domingo), a aeronave decolou do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão, com destino a Paris, onde deveria chegar às 6h10 do dia seguinte (11h15 no horário local). Após a decolagem, a aeronave seguiu sua rota sem maiores problemas e às 22h33, os pilotos fizeram o último contato com o Brasil. Às 22h48, o avião sumiu dos radares do Arquipélago de Fernando de Noronha e deste ponto em diante começou a agonia dos pilotos que às 23h14 emitiram sinais de emergência e então, os problemas se agravaram até a queda do avião. ÁS 23h20 minutos, os pilotos deveriam ter feito contato com os controladores senegaleses como seria obrigatório e só então as autoridades se deram conta de que algo muito ruim pudesse ter acontecido,o que veio a ser confirmado horas depois. O A330 realmente despencou de uma altura de 11 mil metros e caiu sobre o Oceano Atlântico.

Imediatamente após oficializada a queda, a Marinha do Brasil passou a atuar forte e decididamente, deslocando três navios - incluindo um patrulha - para ajudar nas buscas. Na época, o Centro de Comunicação Social da Marinha informou que um navio-patrulha saiu do Rio Grande do Norte; uma Corveta partiu de Maceió (AL) e mais uma de Salvador (BA) – este último, com um helicóptero a bordo. Também foi usado um avião C-130 Hércules, com o Esquadrão aero - terrestre de Salvamento.

Segundo nota da FAB na madrugada do dia 01 de junho, o último contato do voo AF 447 foi feito às 22h33 da noite anterior, via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta 3). O avião deveria ter ingressado no espaço aéreo de Dakar, no Senegal, às 23h20, mas, neste horário, os pilotos não fizeram o contato previsto por rádio.

Ainda por volta das 22h48, o Cindacta 3, de Fernando de Noronha, tinha informações de que o avião voava normalmente, a 35 mil pés de altitude.

A mensagem enviada pelo Airbus à companhia aérea Air France sobre problemas técnicos como perda de pressurização e falha no sistema elétrico foi repassada ao Cindacta 3, pela Air France, por volta de 8h30 de 1º de junho.