Noruega vence e avança no Mundial de Handebol

Imprimir

Noruega e Espanha mantiveram suas boas campanhas no Mundial Feminino de Handebol e venceram seus jogos nesta quarta-feira (7). Pelo Grupo A, na Arena Santos, as norueguesas venceram Angola por 26 a 20 (16 a 10 no intervalo). Em Barueri, a Espanha derrotou o Cazaquistão por 27 a 18 (11 a 8 no intervalo).

Tetracampeã europeia, a Noruega foi a primeira seleção do Grupo A a conseguir a classificação para as oitavas de final. Com o triunfo de hoje, a equipe reassumiu a liderança da chave com seis pontos.

"Atingimos nosso objetivo inicial que era garantir a vaga na próxima fase. Agora lutaremos com todas nossas forças pelo primeiro lugar do grupo. Time que quer ser campeão não pode vacilar. Desta forma não cruzaremos com seleções mais fortes, pelo menos logo de cara", analisou a armadora noruegusa, Heidi Loke.

O confronto marcou encontro de dois estilos completamente diferentes. De um lado a Noruega, que conta com elenco mais forte fisicamente, diferentes variações táticas e prima pelo jogo coletivo com troca de passes. Do outro a velocidade e ginga das angolanas, que têm como característica buscarem a todo momento a jogada individual no ataque. Fechando os espaços do time africano, a Noruega conseguiu vencer o primeiro tempo por 16 a 10. Mantendo a regularidade da etapa final, as europeias chegaram ao triunfo por 26 a 20.

No Ginásio José Corrêa, em Barueri, a Espanha derrotou o Cazaquistão por 27 a 18. Embalados depois da emocionante vitória sobre a Coreia do Sul, ontem (6), por 29 a 26, as espanholas não tiveram dificuldades. Dominando a partida durante todo o tempo, chegou ao intervalo vencendo por 11 a 8. Na etapa final, foi só manter a consistência defensiva e pontaria no ataque para vencer.

"Tivemos um jogo difícil, por causa da partida contra a Coreia. Tivemos pouco tempo para recuperar as atletas", disse o treinador espanhol Jorge Dueñas de Galarza.

Próximos jogos - Na quinta e última rodada do Grupo A, sexta-feira (9), a Noruega enfrentará Montenegro, às 17h15. O duelo poderá definir quem ficará com a primeira colocação da chave. Antes, às 15h, Angola terá como adversário a Alemanha. O Grupo B folga nesta quinta-feira (8) e volta a jogar na sexta (9): Espanha x Austrália, às 15h45, e Rússia x Cazaquistão, às 20h15.