Revelada nos 10 KM de Santos, quando ainda nem sonhava em ser um destaque nacional, e chegando na condição de melhor brasileira na última São Silvestre, Tatiele Roberta de Carvalho é mais um grande destaque feminino na 28ª edição da prova, no próximo dia 19. A corredora de apenas 23 anos, vem do vice-campeonato no Troféu Brasil nos 10 mil metros, e quer outro grande resultado nas ruas de Santos.
Nas quatro últimas edições dos 10 KM de Santos, Tatiele mostrou grande evolução, assim como na carreira. Em 2009, ainda como desconhecida, surpreendeu com o oitavo lugar (34min37s) sendo a revelação da corrida. Em 2010 e 2011 foi sétima colocada. E ano passado, foi a quarta colocada, com 33min37s. “Espero a mesma competitividade de sempre. Estamos trabalhando duro para isso”, afirma a atleta de Campinas.
Para ela, a prova santista é a melhor e mais rápida de rua do País nos 10 km e o percurso totalmente plano ajuda muito para obtenção de marcas. “Tentaremos, em nome de Jesus, escrever mais uma bela história”, afirma a atleta, mostrando grande disciplina, conforme orientações do técnico Agnaldo Alexandre. “Está tudo dentro dos conformes e estamos fazendo a lição de casa”, ressalta.
Com grande identidade com os 10 KM, ela lembra a primeira vez em Santos. “Eu era uma ilustre desconhecida. Na verdade, cheguei pedindo autógrafos, pois parte daquelas que eu admirava estavam ali. Foi sensacional chegar entre as top 10, pois o que havia de melhor no Brasil estava lá”, recorda.
Junto às corridas, Tatiele curte a nova vida de casada, com seu treinador, e cursa Fisioterapia na Faculdade Einstein, de Limeira. “Estamos felizes e realizados”, destaca a atleta, que além das ótimas colocações em Santos, de ser a melhor brasileira na São Silvestre 2012 (6º lugar) e do vice no Troféu Brasil deste ano, coleciona resultados importantes. Foi campeã ibero-americana nos 3 mil metros, campeã dos Jogos Abertos do Interior nos 5 mil e 10 mil metros, terceira na Copa Brasil de Cross Country 2013 e quinta no Sul-Americano na Argentina.
Para Agnaldo Alexandre, Tatiele ainda tem muito a evoluir. “O que podemos esperar é que ela continue em processo de evolução, passo a passo. Afinal é uma joia, temos de lapidar aos poucos e não queimar etapas”, revela o treinador. “A expectativa para o dia 19 é que ela esteja focada dentro daquilo que foi planejado”, complementa.