Camilo leva o milhão de reais da Stock Car em SP

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No melhor espetáculo proporcionado pela categoria em anos recentes, o paulista Thiago Camilo conquistou a Corrida do Milhão, sétima etapa da temporada da Stock Car e que pagou ao vencedor a bagatela de um milhão de reais. Camilo foi o grande nome de uma manhã que lotou o Autódromo de Interlagos como nos melhores tempos da Fórmula 1, mas não foi o único protagonista do domingo: o pole Marcos Gomes  terminou apenas em 11º, depois de sofrer com a quebra de um componente da suspensão quando liderava pouco antes da metade da prova, e Max Wilson brilhou ao largar dos boxes e ainda terminar com uma bela 3ª posição arrebatada na última volta de Nonô Figueiredo. Daniel Serra que fechou a primeira fila do grid e pontuou até a parada para reabastecimento e troca de pneus, terminou em segundo. Xandinho Negrão foi outro que brilhou, ao cruzar a linha de chegada em 6º depois de sair apenas em 20º.

O cobiçado prêmio foi mais um bônus no excelente campeonato que Camilo vem fazendo. Partiu em 7º, somou mais 25 pontos, disparou na frente da classificação com 122 e vai chegar com força aos playoffs decisivos das quatro provas finais, transformando em mero cumprimento de tabela a etapa de 4 de setembro em Salvador, no fechamento da fase seletiva. Embora tenha feito uma grande prova, Camilo foi um dos beneficiários da entrada do safery car na volta 13 por causa da posição perigosa em que se encontrava o carro de Giuliano Losacco na saída do Esse do Senna. Com o reagrupamento dos carros, Camilo pôde aproximar-se dos ponteiros e entrar na briga pela vitória. Foi escalando o pelotão, fez um pit stop para troca de pneus e reabastecimento rápido e assumiu a segunda posição sobre Daniel Serra na volta 21. Mais duas voltas, encerrando a heróica resistência de Marcos Gomes com a suspensão esquerda dianteira danificada pela passagem sobre a nova chicane da Curva do Café, tomou a frente e se despediu dos adversários.

Apesar de receber a bandeirada distante do segundo colocado, Camilo disse que a prova não foi tão tranqüila como a vantagem sugeria. "Tive um problema hidráulico nas últimas voltas que deixou o carro difícil de conduzir", afirmou, exausto pelo esforço despendido. Camilo chegou a usar o rádio para pedir uma corrente positiva à equipe nos minutos finais. "Fiz uma prova agressiva no início, usei todo o push-to-pass que dispunha e felizmente consegui administrar no fim. Tenho de agradecer à equipe, porque começamos mal aqui em Interlagos, mas eles conseguiram acertar o carro para a corrida."

Único piloto no pódio das duas edições anteriores da Corrida do Milhão, Gomes lamentou o infortúnio. "Perdi a corrida no mesmo lugar que me deu a pole", lembrou o vice-campeão de 2008, observando que havia sido naquele trecho que havia garantido a superioridade sobre os rivais nas tomadas classificatórias. "Fizemos uma excelente parada que me devolveu a liderança da corrida. Foi uma pena esse problema com o push-rod. Mesmo assim, só foi ultrapassado por causa do push-to-pass. Se não houvesse esse dispositivo que aumenta muito a potência dos motores, eu conseguiria segurar a posição", garantiu.

Em uma prova repleta de disputas pelas primeiras posições e nos blocos intermediários, Xandinho chamou a atenção pela corrida agressiva e que o mantém com chances matemáticas de ingressar nos playoffs. Tem agora 25 pontos e terá a difícil missão de descontar os 17 de desvantagem para o 10º colocado Duda Pamplona, sem contar os dois descartes obrigatórios e ainda dependendo de uma combinação favorável de resultados. "Economizei o push-to-pass e deixei para usar quase tudo no final, quando fui passando um monte de carros. O ritmo mais lento do Marquinhos também me ajudou porque consegui alcançar o pessoal da frente."

O convidado especial Jacques Villeneuve, campeão mundial da Fórmula 1, da Fórmula Indy e das 500 Milhas de Indianapolis, fez uma participação discreta e ficou em 18º.

O resultado

1º) Thiago Camilo - Ipiranga-RCM (Chevrolet) 36 voltas em 1h06min27s374
2º) Daniel Serra - Red Bull Racing (Peugeot) a 8s417
3º) Max Wilson - Eurofarma RC (Chevrolet) a 13s447
4º) Nonô Figueiredo - Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) a 13s623
5º) Átila Abreu - A.M.G. Motorsports (Chevrolet) a 20s824
6º) Xandinho Negrão - Medley FullTime (Peugeot) a 23s571
7º) Popó Bueno - A.Matheis Motorsport (Chevrolet) a 25s442
8º) Ricardo Mauricio - Eurofarma RC (Chevrolet) a 28s317
9º) Julio Campos - Crystal Racing Team (Chevrolet) a 29s225
10º) Antonio Pizzonia - Scuderia 111 (Peugeot) a 30s002
11º) Marcos Gomes - Medley FullTime (Peugeot) a 31s234
12º) David Muffato - Itaipava Racing Team (Peugeot) a 31s403
13º) Eduardo Leite - Hot Car Competições (Chevrolet) a 31s617
14º) Allam Khodair - Blau Vogel (Chevrolet) a 32s214
15º) Ricardo Zonta - Crystal Racing Team (Chevrolet) a 32s970
16º) Ricardo Sperafico - Amir Nasr Racing (Peugeot) a 33s294
17º) Rodrigo Sperafico - JF Racing (Peugeot) a 34s732
18º) Jacques Villeneuve - Shell Racing (Peugeot) a 35s290
19º) Valdeno Brito - Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) a 35s753
20º) Denis Navarro - Bassani Racing (Peugeot) a 38s173
21º) Alan Hellmeister - Scuderia 111 (Peugeot) a 38s944
22º) Cacá Bueno - Red Bull Racing (Peugeot) a 3 voltas

Não completaram:
Lico Kaesemodel - Credipar-RCM (Chevrolet)
Luciano Burti - Itaipava Racing Team (Peugeot)
Tuka Rocha - BMC Vogel (Chevrolet)
Felipe Maluhy - Officer ProGP (Chevrolet)
Alceu Feldmann - A.Matheis Motorsport (Chevrolet)
Rodrigo Navarro - JF Racing (Peugeot)
Giuliano Losacco - Hot Car Competições (Chevrolet)
Duda Pamplona - Officer ProGP (Chevrolet)
Tarso Marques - Amir Nasr Racing (Peugeot)
Diego Nunes - Bassani Racing (Peugeot)
Serafin Jr - A.M.G. Motorsports (Chevrolet)