Kaesemodel animado para as corridas da Stock 2012

Imprimir

A temporada 2012 da Stock Car vai começar neste fim de semana (24 e 25/3), em Interlagos/SP, com dose extra de expectativa. Além do interesse natural de início, com as mudanças de pilotos e equipes, o campeonato vai estrear um novo formato de disputa. O piloto Lico Kaesemodel, que corre pela equipe RCM Motorsport e vai disputar sua 6ª. temporada na categoria, acredita que será o ano da regularidade.

"As mudanças são muitas e abrem para muitas alternativas. Tem o fim do pitstop, corridas mais curtas, porém o tanque é maior, mais peso e desgaste de pneus; permissão do push na classificação, mudança no sistema de pontuação, enfim, muitas variáveis para analisar. A primeira impressão é que a regularidade vai contar mais. Acredito que os pilotos vão prezar mais pela constância. Como não tem parada, não adianta vir detonando e no final não ter mais pneus. Isso certamente vai exigir uma tocada mais conservadora. Mas só saberemos mesmo no decorrer do campeonato. A etapa de SP será uma caixinha de surpresas", analisa Lico.

Entre as principais mudanças estão: o fim do reabastecimento obrigatório e da fase de superfinal - playoff com os 10 melhores nas quatro ultimas provas - formato adotado desde 2006. A duração da corrida passou de 50 minutos para 40 minutos.

O sistema de pontuação também mudou. Serão 22 pontos para o vencedor, 20 para o segundo e 18 pontos para o terceiro colocado. A partir daí os pontos vão caindo de um em um até o 20º, que recebe um ponto. Antes, o vencedor recebia 25 pontos, seguido de 20, 16, 14, 12, 10, 9 até o 15º. que recebia um ponto. Ou seja, as vitórias valerão menos. Não haverá mais descartes e na etapa decisiva do campeonato a pontuação valerá o dobro. O ganhador somará 44 pontos, o segundo 40, e assim por diante.

Com o fim do reabastecimento obrigatório, os tanques de combustível elevaram a capacidade de 60 para 100 litros. Por conta disso, os competidores terão condições de fazer toda a corrida sem paradas, porém deverá levar vantagem o piloto que souber administrar melhor seu equipamento e também o desgaste dos pneus Goodyear.

O uso do "push to pass", sistema eletrônico que possibilita o acionamento pelo piloto de uma potência extra para o motor que antes era permitido somente na corrida, passa a ser permitido no treino classificatório também. E os 10 primeiros colocados no grid terão lacradas as posições da altura e cambagem do carro até o início da corrida.

E é em Interlagos, palco da abertura da temporada 2012 que pela primeira vez vão ser testadas todas essas novidades. A disputa promete! A programação tem início na sexta feira, com a realização dos treinos livres a partir das 10 horas.