Stock Car: troca de pilotos na pista de Interlagos (SP)

Imprimir

A simulação de troca de pilotos, pneus e reabastecimento deve movimentar a área dos boxes de Interlagos nesta quinta-feira, véspera da abertura dos treinos livres da primeira etapa da Stock Car em 2014. Inédita na longa história de 35 anos da categoria, a corrida dupla é a principal atração da inauguração do calendário, já que os carros serão divididos entre os pilotos titulares e os convidados - e entre estes o que não faltam são nomes conhecidos do grande público, como Bruno Senna, Nelsinho Piquet, Lucas di Grassi e vários outros do Brasil e do exterior.

Grande parte das equipes exercitou o procedimento de troca nas oficinas nos últimos dias, mas todas aproveitarão o início de atividades no autódromo paulistano para continuar com os preparativos. Na Prati-Mico's Racing, as duplas serão formadas por Antonio Pizzonia e Bruno Senna e Júlio Campos e Fábio Carbone, principal rival de Felipe Massa na Fórmula Chevrolet em 1999 e que depois fez carreira no exterior, principalmente Europa e Japão.

No fim da tarde, os chefes de equipes se reunirão com a direção de prova para tomar conhecimento do regulamento particular da corrida. "Sabemos que o reabastecimento obrigatório poderá ser feito durante a mudança de pilotos, mas a troca de pneus só será permitida quando o reabastecimento estiver completado. Mas temos algumas reivindicações a apresentar para tornar todo esse processo mais justo entre todas as equipes", explicou o uruguaio Juan Carlo "Mico" Lopes, diretor-técnico da Prati-Mico's Racing.

Nas últimas horas, a equipe vem travando uma corrida contra o tempo para solucionar o problema no carro de Júlio Campos. Nos testes coletivos de fevereiro, em Curitiba, o novo câmbio acionado por borboleta apresentou uma pane que obrigou à volta do sequencial por alavanca no segundo dia de ensaios. Hoje, na sede da JL, empresa de Cotia (SP) que faz a manutenção dos carros da Stock Car, um técnico italiano era esperado para ajudar na solução. No ano passado, Campos conquistou sua primeira pole exatamente nessa mesma prova. Mico, no entanto, diz que a simples mudança dos pneus - agora dois centímetros mais largos e laterais pouco mais altas - deve provocar alterações no acerto dos carros e nada garante. "Minha única certeza é que será uma prova muito difícil, com vários candidatos à vitória."

Depois de passar a quarta-feira envolvido em eventos promocionais, Bruno Senna deverá se apresentar à Prati-Mico's Racing logo no início da manhã. Ao lado de Pizzonia formará uma dupla de ex-pilotos da Williams num momento em que a equipe de Sir Frank Williams parece reencontrar a forma perdida nos últimos anos. Será a segunda experiência de Bruno na Stock Car, já que em dezembro ele disputou a Corrida do Milhão no encerramento do campeonato.