Rafa Matos foi perfeito até a última volta do GP Bahia

Imprimir

O chefe da equipe Hot Car Competições (Bardahl), Amadeu Rodrigues, resumiu muito bem o final de semana do mineiro Rafa Matos no circuito de rua de Salvador, palco da 4ª etapa da temporada 2013 da Stock Car: "Foi um final de semana perfeito, até a última volta".

Matos, que largou em quinto no domingo (19/05), ficou grande parte da prova em terceiro lugar. Mas um toque do piloto Átila Abreu (que foi punido) nos metros finais, acabou com as chances do piloto do carro #2. O companheiro Wellington Justino também encerrou a etapa sem pontuar, na 22ª posição.

A vitória ficou com o paulista Ricardo Maurício, que assumiu a liderança do campeonato, com 80 pontos. Rubens Barrichello chegou em segundo e subiu ao pódio pela primeira vez na Stock Car. O paulista Thiago Camilo terminou em terceiro.

Brasília, no Distrito Federal, recebe em 15 dias a próxima etapa da categoria.

Uma prova dramática

A etapa do GP Bahia foi de tirar o fôlego e, para muitos, um teste cardíaco. A chuva, como previsto, começou a cair cedo no circuito de rua montado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Sem condições seguras na pista, a prova chegou a ter a sua largada atrasada em 50 minutos. Ainda com pista molhada e condições instáveis, a etapa começou com Safety Car. Com algumas rodadas e batidas, o carro de segurança apareceu mais algumas vezes durante a prova e foi determinante quando entrou nas voltas finais para a vitória de Maurício.

Com o chove e para, alguns pilotos arriscaram e fizeram uma parada nos boxes para a troca dos pneus de chuva por slick. E, no final, com a pista praticamente seca, estavam bem mais rápidos. Apenas Maurício, que liderava, Barrichello, que era o segundo, e Rafa Matos, em terceiro, continuavam com os compostos de chuva entre os ponteiros, quando houve um acidente com Ricardo Zonta e que determinou a última entrada do Safety Car nos minutos finais.

A prova teve a relargada para a última volta. Rafa foi superado por Camilo e Cacá Bueno, que estavam com pneus slick, e nos metros finais levou um toque de Átila Abreu. Sem controle do carro, o piloto rodou e bateu. Sem conseguir cruzar a linha de chegada, terminou em 26º.

"O final de semana foi perfeito até a última curva. Estava muito feliz com a performance do carro na corrida. Tomamos todas a decisões corretas para o acerto do carro e vinha cumprindo a estratégia de não me envolver em acidente no começo, porque a situação estava bem difícil. Guardei vários push to pass para me proteger e tentar um eventual ataque ao Rubens, mas fui tocado na última curva, o que arruinou a nossa corrida", lamentou o ex-piloto da Fórmula Indy.

Após a prova, Átila Abreu, que havia terminado em quinto, foi punido com o acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final e caiu para 23º. "Espero que a categoria veja duas coisas: toques propositais e pilotos que estão uma volta atrás e se colocam na briga dos ponteiros", frisou. "No mais, foi uma briga limpa entre o Rubinho, eu e o Ricardo e espero que aconteça mais vezes na temporada", continuou Matos.

O mineiro segue animado para a etapa de Brasília, no dia 2 de junho. Em 2012, Rafa fez a prova como convidado. "Foi a minha estreia no ano passado e estou bem empolgado para voltar a correr lá", completou.

O goiano Justino ficou a duas posições de voltar a marcar pontos. Largando em 32º, o piloto tentou uma corrida de recuperação e acredita que deveria ter arriscado na estratégia e colocado pneus slick. "O carro era rápido no começo e estava legal. Mas a pista foi secando, o pneu foi acabando e ficou impossível de guiar. Pensei em trocar os pneus para slick, mas ficamos na dúvida, porque o tempo estava instável, mas agora é pensar em Brasília", relatou Justino, que já venceu na pista da capital federal na Stock Car Light. "Gosto do circuito e quem sabe lá as coisas dão mais certo pra gente".

Resultado do GP Bahia 2013:

1 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - 26 voltas em 42min31s159
2 - Rubens Barrichello - Full Time Competições - Chevrolet - a 0s853
3 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 1s055
4 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 1s261
5 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 5s220
6 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 5s484
7 - Marcos Gomes - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 6s042
8 - Luciano Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 8s286
9 - Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 8s933
10 - Felipe Lapenna - Hanier Racing - Peugeot - a 10s526
11 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 11s512
12 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 12s487
13 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 13s560
14 - Tuka Rocha - BMC Racing - Chevrolet - a 13s878
15 - Alceu Feldmann - Full Time Competições - Chevrolet - a 14s111
16 - Fábio Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 14s945
17 - Allam Khodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 15s220
18 - Victor Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 15s476
19 - Rodrigo Sperafico - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 15s847
20 - Diego Nunes - RC3 Bassani - Peugeot - a 16s784
21 - Lico Kaesemodel - Boettger Competições - Peugeot - a 19s021
22 - Wellington Justino - Hot Car Competições - Chevrolet - a 21s496
23 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 23s331
24 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 27s568
25 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 32s789
26 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 1 volta
27 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 1 volta
28 - Ricardo Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 5 voltas
29 - David Muffato - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 7 voltas
30 - Rodrigo Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 8 voltas
31 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 11 voltas
32 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 12 voltas
33 - Ricardo Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 17 voltas
34 - Patrick Gonçalves - RC3 Bassani - Peugeot - a 17 voltas