Dario Franchitti vence as 500 Milhas de Indianápolis

Imprimir

Os 34 graus de temperatura no Indianapolis Motor Speedway reservaram, de fato, uma corrida quente na 96ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. A prova deste ano bateu o recorde de mudanças na liderança, com 39 trocas, superando o maior índice anterior, que era de 30, na corrida de 1960. E o vencedor só foi conhecido a uma volta do final. Dario Franchitti, escocês da Ganassi-Honda, venceu pela terceira vez a mais tradicional corrida do automobilismo norte-americano - venceu em 2007 e 2010.

E a vitória veio com dobradinha da Ganassi. Scott Dixon terminou em segundo lugar, e Tony Kanaan, que liderou a corrida até a última relargada, chegou em terceiro com o carro da KV Racing Technology, tendo sido o primeiro entre os bólidos equipados com motores Chevrolet. Oriol Servia, da Panther, largou da 27ª posição para terminar em um excelente quarto lugar.

O pole position Ryan Briscoe, da Penske, terminou a prova na quinta colocação, seguido por James Hinchcliffe, da Andretti, Justin Wilson, da Dale Coyne, Charlie Kimball, da Ganassi, e Helio Castroneves, da Penske, fechando os dez primeiros. Rubens Barrichello fez sua estreia em ovais em grande estilo, e terminou em 11º - o primeiro entre os estreantes. Bia Figueiredo enfrentou problemas, rodou durante a prova, mas conseguiu voltar para terminar em 23º lugar, a dez voltas do vencedor.

A CORRIDA

Com uma largada limpa e sem incidentes, os pilotos começaram em ritmo forte. Na frente, Ryan Briscoe, James Hinchcliffe e Marco Andretti se revezavam na liderança. Tony Kanaan subia à quinta posição, com Helio Castroneves em sexto, Rubens Barrichello em 14º e Bia Figueiredo em 18º na quinta volta.

Na 11ª volta, a direção de prova deu bandeira preta para os carros de Simona de Silvestro e Jean Alesi, os dois únicos com motores Lotus, por andarem com tempos de volta 105% piores que o do líder. Fim de prova para a suíça e o francês.

A primeira das oito bandeiras amarelas da corrida veio na volta 14, com a rodada de Bryan Clauson na curva 2. O piloto, no entanto, não chegou a bater no muro. No giro seguinte, começou a primeira rodada de pit stops. Com tantos carros na área de boxes, EJ Viso acabou batendo na traseira do carro de Franchitti, que praticamente entrou com o carro virado ao contrário em sua área de pit. O escocês teve que trocar o bico do carro para voltar à prova.

A relargada veio na volta 19 e se seguiu a briga pela ponta entre Briscoe, Hinchcliffe e Andretti por vários giros. O filho de Michael Andretti chegou a abrir liderança confortável na volta 44, com mais de quatro segundos na frente de Briscoe. Na 45, Hinchcliffe foi para os boxes abrindo a segunda rodada de pit stops.

Com o primeiro quarto de corrida concluído, Andretti liderava a corrida, seguido de Hinchcliffe, Briscoe e Takuma Sato. Entre os brasileiros, Tony Kanaan era o sexto, Castroneves o 12º, Barrichello 16º e Bia Figueiredo a 20ª colocada.

Na volta 61, Bobby Rahal, chefe da Rahal/Letterman/Lanigan, pede via rádio para que Takuma Sato controle o ímpeto. O japonês vinha forte buscando a terceira posição em cima de Briscoe. Na 64, iniciou-se a terceira rodada de paradas. Bia e Tony fizeram regulagens na asa de seus carros. Barrichello fez sua terceira parada na volta 74.

Na volta 78, Mike Conway fazia sua parada de maneira desastrosa: ao parar o carro, derrubou dois mecânicos, quebrando parte da asa dianteira do lado esquerdo do carro. Isso, na volta à pista, causou instabilidade e no giro seguinte o inglês acertou o muro da curva 2, levando Will Power consigo - o australiano líder do campeonato não conseguiu desviar. Foi a segunda bandeira amarela da prova.

Na volta 88 veio a relargada, mas a bandeira verde durou pouco. No giro seguinte, Bia Figueiredo rodou entre as curvas 1 e 2 e bateu de traseira no muro. A batida, no entanto, não foi forte o suficiente, e apesar de fazer a brasileira perder bastante tempo, a piloto da Andretti conseguiu voltar à prova. Com isso, o pelotão todo aproveitou para ir aos boxes para abastecer e trocar pneus.

Com bandeira verde, a metade da corrida tinha Scott Dixon em primeiro, Dario Franchitti em segundo, Ryan Hunter-Reay em terceiro, Graham Rahal em quarto, e Takuma Sato em quinto. Kimball, Hildebrand, James Jakes, Townsend Bell, Marco Andretti, Helio Castroneves, Kanaan, Carpenter, Briscoe, Barrichello, Hinchcliffe, Pagenaud, Michel Jourdain Jr e Alex Tagliani eram os 20 primeiros.

Hunter-Reay abandonou a corrida com problemas mecânicos na volta 124. O giro seguinte teve Rubens Barrichello em sua única volta liderada nas 500 Milhas - brasileiro parou nos boxes na volta seguinte, com Tony Kanaan em terceiro lugar.

Na volta 129 Takuma Sato alcançou a liderança, com Franchitti em segundo, seguido de Dixon, Andretti e Rahal. A bandeira amarela foi acionada novamente na volta 146, com o carro do colombiano Sebastian Saavedra parado na saída dos boxes. Isso levou vários carros a fazer nova parada para reabastecimento e troca de pneus.

Com três quartos de corrida concluídos, a relargada foi dada na 153. Franchitti passou Sato e assumiu a liderança, com Dixon também ultrapassando o japonês. Os três primeiros imprimiam forte ritmo, enquanto os dois carros da Ganassi faziam jogo de vácuo se revezando na liderança.

Faltando 37 voltas para o final, Josef Newgarden parou seu carro com problemas mecânicos no gramado e causou nova bandeira amarela. A relargada aconteceu na volta 170, em ritmo fortíssimo e briga boa no pelotão da frente com Franchitti, Dixon, Sato, Justin Wilson, Tony Kanaan e Ed Carpenter.

Dez voltas depois, foi a vez de Ed Carpenter, então quarto colocado, causar nova bandeira amarela. O norte-americano rodou na curva 1, conseguiu não bater no muro e voltou aos boxes para retornar a corrida. A rodada aconteceu exatamente na frente de Tony Kanaan, e Ryan Briscoe, que vinha atrás do brasileiro, passou muito perto de bater no carro de Carpenter.

A relargada aconteceu na 184ª das 200 voltas, e Tony Kanaan deu salto sensacional ao assumir a liderança da corrida. Em ritmo fortíssimo, Franchitti passou o brasileiro na volta seguinte, mas Kanaan deu o troco dois giros depois, exatamente quando Marco Andretti perdia o controle do carro na curva 1 e estampava o muro de Indianápolis.

Nova bandeira amarela, e com Kanaan em primeiro a 13 voltas do final. O piloto da KV Racing pintava como um dos favoritos a vencer a corrida. Atrás dele estavam Franchitti, Dixon, Briscoe, Wilson, Hinchcliffe, Sato, Servia, Barrichello e Townsend Bell fechando os dez primeiros.

Na relargada, Sato ganhou quatro posições e foi para terceiro, jogando Tony Kanaan para a quarta colocação. Nas voltas seguintes, Franchitti e Dixon seguiram se revezando na liderança, e o escocês tomou a primeira posição do companheiro de equipe a duas voltas do final. Takuma Sato surpreendia e ultrapassava Scott Dixon para ser o segundo colocado.

Na abertura da última volta, Sato colocou por dentro de Franchitti na entrada da curva 1. O escocês não aliviou nem deu espaço, e o japonês perdeu o controle do carro, acertando o muro de frente. Fim de corrida para Sato, que tentava sua primeira vitória na Fórmula Indy e escreveria seu nome na história como o primeiro japonês a vencer as 500 Milhas (mesmo assim, foi o primeiro de seu país a liderar a prova).

A bandeira amarela veio somente para consolidar o resultado, com Dario Franchitti em primeiro, Scott Dixon em segundo lugar e Tony Kanaan em terceiro.

Ao final, todas as honrarias e o litro de leite (mais 1 milhão de dólares) ao vencedor, que fez questão de homenagear Dan Wheldon, que venceu a edição passada e morreu na corrida final da temporada 2011 no acidente da corrida Las Vegas.

A sexta etapa da Fórmula Indy acontece no dia 3 de junho (próximo domingo), no GP de Detroit, em circuito de rua.

Resultado final das 500 Milhas de Indianápolis:

1º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), 200 voltas
2º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda), a 0s0295
3º. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet), a 0s0677
4º. Oriol Servià (ESP/Panther DDR-Chevrolet), a 2s9166
5º. Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet), a 3s6721
6º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), a 4s0962
7º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda), a 4s2430
8º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 4s6056
9º. Townsend Bell (EUA/Schmidt Hamilton-Honda), a 5s6168
10º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet), a 7s6352
11º. Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet), a 7s9240
12º. Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda), a 8s2543
13º. Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi-Honda), a 8s7539
14º. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet), a 11s3423
15º. James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda), a 13s4494
16º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda), a 14s1382
17º. Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman-Honda), a 1 volta
18º. Ernesto Viso (VEN/KV-Chevrolet), a 1 volta
19º. Michel Jourdain Jr. (MEX/Rahal Letterman-Honda), a 1 volta
20º. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet), a 1 volta
21º. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet), a 1 volta
22º. Katherine Legge (ING/Dragon-Chevrolet), a 1 volta
23º. Bia Figueiredo (BRA/AFS Andretti-Chevrolet), a 10 voltas

Não completaram:
Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) - acidente
Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda) - mecânico
Sebastián Saavedra (COL/AFS Andretti-Chevrolet) - mecânico
Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet) - mecânico
Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) - acidente
Mike Conway (ING/A. J. Foyt-Honda) - acidente
Bryan Clauson (EUA/Fisher Hartman-Honda) - mecânico
Wade Cunningham (NZL/A. J. Foyt-Honda) - mecânico
Jean Alesi (FRA/Fan Force-Lotus) - bandeira preta
Simona de Silvestro (SUI/Fan Force-Lotus) - bandeira preta