Esporte & Cia

Saturday, Nov 18th

Last update:08:32:06 PM GMT

You are here:

Afinal, o que é EDUCAÇÃO para você? Como a vê?

E-mail Imprimir PDF

O brasileiro vai revirar a cova da educação e lá no fundo vai achar uma placa dizendo: VOCÊS ME ENTERRARAM!

ÀQUELES QUE ACHAM O CONTRÁRIO, QUERO DIZER QUE...
EDUCAÇÃO VEM DA ESCOLA E... BONS COSTUMES É QUE VÊM DA CASA!

OU SEJA, professor NÃO É responsável pelos BONS COSTUMES
dos que se encontram na escola

BONS COSTUMES VÊM DO BERÇO, o que não tem nada a ver com EDUCAÇÃO.

É POR ISSO QUE CHAMA-SE - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - Não é Secretaria dos Bons Costumes, Secretaria do Com Licença, Secretaria do Muito Obrigado.

EDUCAÇÃO é uma coisa... BONS COSTUMES é outra coisa.

SINTA, VEJA ESTA REALIDADE...

Tendemos sempre achar que EDUCAÇÃO é o mesmo que PREPARO PARA A VIDA = BONS COSTUMES. Aí dirão os pais: "mas eu educo meus filhos!"... SIM, CLARO, está errado apenas a forma como ele coloca a frase... No lugar de dizer "mas eu educo meus filhos", DIGA-SE "mas eu ensino meus filhos" e, ensina para que eles entendam e coloquem em prática os bons costumes (ISSO É ENSINAR).

JÁ... educar o senso crítico, a visão do futuro, a interação com a ciência, aí é a EDUCAÇÃO DA ESCOLA (ISTO NÃO É ENSINAR; ISTO É EDUCAR = PREPARAR PARA O FUTURO COM BASE EM ACONTECIMENTOS PASSADOS, PRESENTES OU ATÉ MESMO FUTUROS - "PASSAR CONTEÚDO / CONHECIMENTO"). Muitos confundem um com o outro, como se fosse uma coisa só. É por isso que é preciso DESMEMBRAR A IDÉIA DE QUE SÃO A MESMA COISA.

O PAI ENSINA e o filho aprende. O PROFESSOR EDUCA e o filho do pai aprende porque o pai já o ensinou como aprender. O professor simplesmente repassa o conhecimento, ou seja, EDUCA o aluno para observar o conteúdo passado com muita atenção e assim, com base no que já aprendeu com os pais, INTERPRETAR O CONTEÚDO que recebeu e colocar em prática - entender - aprender.

--> PROFESSOR NÃO ENSINA, PROFESSOR EDUCA.
--> PAIS NÃO EDUCAM, PAIS ENSINAM

--> Na escola uma criança é preparada para o FUTURO, usando como ferramenta a INTEGRAÇÃO ALUNO-CONHECIMENTO-CIÊNCIA. Isso é EDUCAR!
--> Na casa, a criança é preparada para a VIDA, usando como ferramenta a CONSCIÊNCIA E RESPEITO! Isso corresponde a ENSINAR bons costumes!

É dificil atentar para este detalhe, porque A VERDADE ESTÁ NAS MINÚCIAS, NOS DETALHES DO EXPOSTO ACIMA.

PROFESSOR NÃO É BABÁ DE FILHO DOS OUTROS, MAS, mães, avós, padrastos e madrastas SÃO PROFESSORES SIM. A diferença é que os primeiros (PROFESSORES), educam; repassam conhecimentos das ciências exatas ou não, enquanto os segundos (RESPONSÁVEIS LEGAIS) ensinam a exatidão da ciência que é nada mais nada menos do que a CIÊNCIA DO .. com licença, a bênção mãe/pai/vó, por favor, muito obrigado, sim senhor, sim senhora, entendo...

POR EXEMPLO:
O filho aprende e se forma na CIÊNCIA MÉDICA porque foi EDUCADO (pelos professores) para esse fim. O pai, depois do filho formado, reforça o que ENSINOU quando ele ainda era criança - A EXATIDÃO DA CIÊNCIA - ou seja, como ele pode refletir esse conhecimento médico adquirido - no dia-a-dia das pessoas, de forma a BENEFICIAR TODA A SOCIEDADE com base nos (bons costumes, respeito e amor ao próximo) ensinados a este médico quando ele ainda era criança.

ENSINAR todos ensinam, mas, EDUCAR, só escola faz!
PAIS ENSINAM (bons constumes), ESCOLAS EDUCAM - AS CIÊNCIAS - colocam nas mãos de alunos e alunas, as ferramentas que os tornam homens e mulheres cientes do seu papel na sociedade. Onde ficam os BONS COSTUMES nisso tudo? Ora, é o complemento do cidadão formado, do profissional preparado, ético, humano e consciente do seu papel que é: AJUDAR SUA NAÇÃO, O SEU PAÍS A SE TORNAR CADA VEZ MELHOR!

Crianças bem preparadas para a VIDA (ENSINADAS PELOS PAIS), quando chegam na escola, conseguem enxergar o FUTURO (VISLUMBRADO PELOS PROFESSORES).

PORTANTO, NÃO SE ENGANEM.

EDUCAÇÃO SE APRENDE NA ESCOLA!
BONS COSTUMES É QUE SE APRENDE EM CASA!

NÃO O CONTRÁRIO.. ATENÇÃO....
ISSO QUE VOU ESCREVER ABAIXO ESTA ERRADO:

EDUCAÇÃO SE APRENDE EM CASA! - BONS COSTUMES SE APRENDE NA ESCOLA!
ESSAS DUAS AFIRMAÇÕES ACIMA ESTÃO ERRADAS, SÃO EQUIVOCADAS, NÃO SE PODE ENXERGAR DESSA FORMA JAMAIS!

Abraços e aguardo a sua opinião!
CESAR LEITE