Após a estreia no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro, em agosto, o ex-jogador de futebol Rafael Moura, o He-Man, já tem uma meta na modalidade: participar pela primeira vez do Itaú BBA IRONMAN Brasil, no ano que vem, em Florianópolis (SC). Para isso, planejou uma série de provas preparatórias e a primeira delas será no dia 22 de setembro, no Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo, na Cidade Universitária.
“Gosto de desafios. Por isso, vou realizar um sonho e ainda poder tatuar a marca da prova tendo feito provas do IRONMAN 70.3 e um IRONMAN full. Sem falar que poder competir em Florianópolis, uma cidade que morei e joguei, será especial”, destaca o multi-atleta, que também divide seu tempo com o Beach Tennis.
E o caminho para a concretização do sonho já está traçado. “A programação prevê as disputas em São Paulo e o estreante Itaú BBA IRONMAN 70.3 Aracaju-Sergipe, depois uma em Punta del Este, no Uruguai, todas antes do IRONMAN Brasil. Depois, terminarei a série retornando ao Rio de Janeiro. Para o full, a preparação precisa ser outra e tendo de estar bem para enfrentar o desafio de 93,8 km de natação, 180 km de ciclismo de 42,1 km de corrida”, explica.
Com relação à etapa paulista, Rafael explica que não teve tempo para fazer uma preparação como queria, muito em razão dos diversos compromissos de seus projetos, inclusive a inauguração de sua arena de Beach Tennis no fim deste mês. Mas espera melhorar seu tempo em relação à estreia, quando completou os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km corrida com o tempo de 5h25min.
“Estou com a adrenalina no alto e um frio na barriga igual foi na primeira experiência, mas a preparação não pode ser a mesma. Sei que o percurso em São Paulo é mais rápido e, com isso, pretendo melhorar meu tempo. Tenho certeza que quando der a largada, o espírito competitivo e a minha garra falarão mais alto e vou com tudo para fazer o meu melhor”, finaliza.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo contará com 2 mil atletas de 21 países, que terão pela frente 1,9 km de natação na Raia Olímpica da Cidade Universitária de São Paulo - USP, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida dentro da USP, com largada no domingo a partir das 6h. A etapa classificará para o IRONMAN 70.3 World Championship 2025, que será realizado em Marbella, na Espanha, entre os dias 8 e 9 de novembro. Serão 45 vagas em disputa, 15 a mais que no ano passado.
A programação oficial começará no dia 19 de setembro, com a abertura do IRONMAN Village e o começo da entrega de kits na arena montada dentro do Velódromo do Cepeusp. No sábado, dia 21, a partir das 8h, será a vez do Itaú BBA IRONKIDS, na pista de atletismo. No domingo, a largada será a partir das 6h, na Raia Olímpica, com pódio com os top 3 por volta das 10h30, na arena montada na pista de atletismo.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio de Track Field, Omint, Heineken 0.0, Avenue, copatrocínio de Dux, Felt, Pacco, Oakberry, Technogym, Doozy Sports, Boali e apoio Paçoquita, Sococo, Clínica Vitta e Prefeitura de São Paulo.
Resultados 2023
Masculino
1. José Belarmino de Souza Filho (BRA), 04h04min07
2. Enzo Cauã Krauss Conceição (BRA), 4h09min36
3. Walter Tlaija (BRA), 4h11min36
Feminino
1. Carolina Carvalho (BRA), 4h44min04
2. Júlia Pauro (BRA), 4h45min24
3. Luiza Pais da Costa (BRA), 4h46min22
Campeões
2023 – José Belarmino (BRA) e Carolina Carvalho (BRA)
2022 – Felipe Bergamini (BRA) e Patrícia Franco (BRA)
2019 – José Belarmino (BRA) e Fernanda Palma (BRA)