O Bauru ainda está vivo na briga para encerrar a fase de classificação entre os quatro primeiros colocados. Após estar perdendo por 14 pontos de diferença para o Minas, os bauruenses reagiram, construíram boa vantagem no segundo tempo e venceram, fora de casa, por 77 a 64.
O time de Bauru conquistou sua 24ª vitória em 34 partidas (70,6% de aproveitamento). Agora, a equipe do interior paulista depende de uma vitória do Uberlândia sobre o Franca, nesta sexta-feira, no Ginásio Pedrocão, às 21h.
"Tivemos um grande mérito de recuperar o placar no primeiro tempo e fazer um ótimo segundo quarto com uma defesa forte para vencer a partida. Terminamos nossa fase de classificação empatados na terceira colocação e quaisquer das situações que vierem, acredito que fizemos uma brilhante fase de classificação e estamos preparados para o playoffs", destacou Guerrinha.
O destaque da vitória bauruense foi o armador Ricardo Fischer, que registrou 21 pontos e distribuiu cinco assistências. Gui Deodato e Mosso também tiveram boas atuações, e ambos anotaram 13 pontos. O Minas, que não contou com Betinho, Beal e Mineiro, viu o jovem Danilo Fuzaro comandar o time no confronto. O jogador de 18 anos foi responsável por 22 pontos, sua melhor marca no NBB.
"Fizemos a nossa parte hoje. Agora temos que torcer para o Uberlândia amanhã, vamos ver quem vence. No primeiro quarto estávamos sem energia, desligados no jogo, mas voltamos no terceiro quarto com muita força e conseguimos vencer a partida", afirmou Larry Taylor, que anotou seis pontos e deu seis assistências.
Mesmo sem precisar do resultado, quem começou a partida com tudo foi o Minas. Pela primeira vez entre os titulares, o jovem Danilo Fuzaro estava pegando fogo e anotou 11 pontos e liderou sua equipe na etapa inicial do jogo, em que os mineiros chegaram a abrir 14 pontos de diferença (22 a 8). Uma bola de três de Mosso no estouro do cronômetro reduziu um pouco a diferença, mas não cortou a boa vantagem construída pelo time da casa na primeira parcial (22 a 11).
Muitos erros e o baixo aproveitamento marcaram o início do segundo quarto. Apesar deste cenário, Danilo Fuzaro ditando o ritmo do confronto, com uma agressividade impressionante tanto na defesa quanto no ataque. Pelo lado do Bauru, Mosso comandou o ataque de seu time, e com dez pontos, contribuiu para a reação dos paulistas, que cortaram a diferença mineira para apenas quatro pontos (37 a 33) ao final do segundo período.
Disposto a mudar sua situação no confronto, o Bauru foi de vez para cima dos donos da casa. Os bauruenses acordaram na partida, e através de bolas de 3 pontos de Ricardo Fischer e Gui Deodato, o time do interior paulista venceu o terceiro quarto por 28 a 13 e, não só virou o jogo, como foi para a parcial final com 11 pontos de vantagem (61 a 50).
O ritmo dos comandados de Guerrinha não parou por aí, pois a equipe fez logo 9 a 0 nos primeiros minutos da etapa final e abriu 20 pontos (70 a 50). A partir daí, o treinador aproveitou para dar ritmo aos jogadores do banco, que ajudaram a manter a boa vantagem do Bauru até o final da partida (77 a 64).
Com a décima colocação na temporada, os mineiros iniciam na próxima semana a disputa das oitavas de final diante do São José, sétimo lugar na fase de classificação.
"Começamos a atacar mal no segundo tempo, e o Bauru conseguiu encaixar o jogo. Agora vamos com tudo para cima do São José. Nosso time tem condições de vencer qualquer time", disse o melhor jogador do Minas no jogo, Danilo Fuzaro.
Rio de Janeiro pronto para o quadrangular de acesso
No confronto entre os dois últimos colocados da temporada 2012/2013 do NBB, o Rio de Janeiro superou o Suzano, por 103 a 66. Essa foi a sexta vitória em 34 jogos da equipe carioca no campeonato (17,6% de aproveitamento), enquanto o time paulista encerrou o ano com quatro triunfos (11,7).
O ala/armador do Rio, Arnaldinho, foi o cestinha do jogo com 20 pontos, seguido pelo ala/pivô Rashad Bishop, com 16, e os alas Rashaun e Marcellus, 15. Pelo Suzano, o principal destaque foi o armador Jefferson Campos, que anotou 19 pontos.
Por terem ficado com as duas últimas posições da competição, Tijuca e Suzano terão que garantir presença na próxima temporada do NBB disputando o quadrangular de acesso, que também contará com as presenças do campeão e vice da Super Copa Brasil, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Sendo assim, os times voltarão a se enfrentar em um curto espaço de tempo, já que o quadrangular será realizado entre os dias 08 e 10 de maio.