O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem um novo líder depois da segunda etapa, que aconteceu no domingo (15/05) em Caruaru, Pernambuco. Brilhantemente, Felipe Giaffone liderou a prova de ponta à ponta, vencendo na pista Nordestina pela quarta vez (2007,08, 09 e 11), assumindo a liderança do Brasileiro e do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. O piloto da RM dominou amplamente o final de semana, liderando cinco dos seis treinos realizados no Autódromo Ayrton Senna, incluindo o classificatório e o warm-up, e quebrando o recorde da pista com o tempo da pole-position (1:47:366). O seu companheiro de equipe, Renato Martins, ultrapassou a linha de chegada na segunda posição comemorando o domínio da RM nos últimos 5 anos em Pernambucano.
Paulo Salustiano, da Iveco, conquistou a terceira posição na prova subindo para sétima no campeonato. A equipe do Flamengo, com Leandro Reis, foi para o pódio pela primeira vez, levando os flamenguista presentes na arquibancaba à loucura. Aliás, o público presente no autódromo ultrapassou as 40 mil pessoas. O pódio ainda foi completado por outra Volkswagen, dessa vez, Valmir Benavides, o Hisgué, que no ano passado venceu a prova na cidade Pernambucana.
A corrida:
Logo na largada, uma disputa acirrada entre Felipe Giaffone e Roberval Andrade agitou o público, porém o piloto teve problemas nos freios abandonando a prova na volta de número 3 após uma batida forte com o seu Scania. As mulheres pilotos da categoria, Cristina Rosito e Débora Rodrigues, também protagonizaram um quente começo da corrida.
Luiz Lopes, depois de sair da pista bateu em Rosito na tentativa de voltar para a corrida, tirando a gaúcha da disputa. Leandro Totti, fez uma boa corrida até enfrentar problemas mecânicos com seu caminhão, tendo de abandonar há poucas voltas do término da prova.
Os pilotos Geraldo Piquet e Wellington Cirino, não tiveram muita sorte nesta etapa do campeonato. Depois da dobradinha do Rio de Janeiro, ambos tiveram que abandonar a corrida com problemas mecânicos. Beto Monteiro, único representante nordestino no grid, também abandonou após um defeito na mangueira do turbo.
A Fórmula Truck segue para a próxima etapa que acontece em Goiania no próximo dia 5 de junho. A capital do estado de Góias será a terceira etapa do Campeonato Brasileiro, a quarta corrida da Fórmula Truck no ano.
Com a palavra:
Felipe Giaffone: "A corrida de hoje foi sem dúvida o resultado de um casamento perfeito entre a equipe e o acerto. Meu caminhão se dá bem nessa pista, e eu estou me dando bem aqui nessa terrinha abençoada. Tenho só de agradecer hoje e tentar descobrir o que acontece com a Volks aqui para levarmos para as outras pistas, pois é realmente muito especial saber que vencemos aqui há 5 anos".
Renato Martins: "Eu e o Hisgué tinhamos que fazer uma corrida para pontuar, pois tivemos alguns problemas de suspenção com os caminhões durante os treinos. Não tenho o que reclamar da corrida, ter três caminhões da Volks no pódio é maravilhoso".
Paulo Salustiano: "Primeiramente gostaria de agradecer a equipe Iveco que me deu um caminhão muito competitivo, uma pena que o meu companheiro de equipe (Beto Monteiro) teve problemas. Tivemos uma sexta-feira dificil, e graças a Deus conseguimos achar um bom acerto para o caminhão, agora é continuar na luta nas próximas corridas".
Confira o resultado da prova:
1º) 4 - Felipe Giaffone (W, SP), 22 voltas
2º) 9 - Renato Martins (W , SP), a 8.627
3º) 55 - Paulo Salustiano (I , SP), a 9.699
4º) 45 - Leandro Reis (S , GO), a 12.300
5º) 2 - Valmir Benavides (W , SP), a 12.709
6º) 70 - Danilo Dirani (F , SP), a 16.051
7º) 83 - Regis Boessio (M , SP), a 18.728
8º) 7 - Debora Rodrigues (W , SP), a 29.409
9º) 14 - João Maistro (V , PR), a 30.244
10º) 77 - André Marques (V , SP), a 51.601
11º) 100 - Gerson Trindade (M , RS), a 1 volta
12º) 23 - Adalberto Jardim (W , SP), a 1 volta
13º) 73 - Leandro Totti (M , PR), a 4 voltas
14º) 20 - Pedro Muffato (S , PR), a 6 voltas
15º) 6 - Wellington Cirino (M , PR), a 8 voltas
16º) 88 - Beto Monteiro (I , PE), a 9 voltas
17º) 3 - Geraldo Piquet (M , DF), a 12 voltas
18º) 71 - Cristina Rosito (F , RS), a 16 voltas
19º) 99 - Luiz Lopes (S , SP), a 16 voltas
20º) 12 - Zé Maria Reis (S , GO), a 18 voltas
21º) 11 - Diumar Bueno (V , PR), a 19 voltas
22º) 1 - Roberval Andrade (S , SP), a 20 voltas