Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Truck define Campeão Sul-Americano neste domingo

E-mail Imprimir PDF

A Fórmula Truck desembarca em Buenos Aires, na Argentina, para a realização da sétima etapa da temporada, a terceira e última válida pelo Campeonato Sul-Americano. Todas as 15 equipes e mais 20 carretas da organização da Truck saíram em comboio no início da semana passada e chegaram no último domingo (29) na capital da Argentina.

Os preparativos no Autódromo Oscar y Juan Gálvez estão em fase final, onde serão disputadas, além da Fórmula Truck, a categoria Top Race, uma das principais do país. São esperadas mais de 65 mil pessoas, o que seria o maior público do ano. O comboio da Truck saiu de Santos passou pelas cidades de Curitiba, União da Vitória, Passo Fundo, São Borja, São Tomé e, enfim, Buenos Aires.

O paulista Felipe Giaffone, da RM Volkswagen, é o atual líder do Sul-Americano, com uma vantagem de 22 pontos em relação ao segundo, Danilo Dirani, da DF Motorsport. Para ser campeão, Felipe precisa de 11 pontos, independente de qualquer colocação de seus adversários.

Na Fórmula Truck há pontuação no 1/3 de prova, com a neutralização do Pace Truck, sendo que o líder recebe 5 pontos, o 2o 4, o 3o 3, 4o 2 e o 5o 1 ponto. Ao final de uma hora de disputa, o primeiro colocado soma 25 pontos, depois segue a ordem definindo 20, 17, 14, 12, 10, 08, 07, 06, 05, 04, 03, 02 e 01 ponto para o 14o lugar. Ainda há 1 ponto pela Pole-position e 1 pela volta mais rápida.

Portanto, Giaffone tem uma larga vantagem e, em caso de não somar pontos na neutralização e nem os dois extras, mesmo assim, precisa apenas de um quinto lugar para comemorar o título, isso se Dirani estiver liderando a prova.

A etapa de Buenos Aires da Fórmula Truck será neste domingo (4) às 13h.

Classificação do Sul-Americano:

1) Felipe Giaffone (60 pontos)
2) Danilo Dirani (38 pontos)
3) Valmir Benavides (35 pontos)