Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Dirani espera disputar vitória em Curitiba (PR)

E-mail Imprimir PDF

A Fórmula Truck está de volta ao Paraná. Depois de passar por Londrina no mês de agosto, a categoria desembarca na capital Curitiba, onde disputa durante o próximo final de semana (04 a 06/11) a sexta etapa do seu Campeonato Brasileiro - a penúltima da temporada 2011. Na equipe Ford Racing Trucks, comandada pelo ex-piloto da categoria, Djalma Fogaça, a expectativa é ver novamente os modelos Ford Cargo brigando pela ponta.

Depois de conquistar o vice-campeonato Sul-Americano da Fórmula Truck, a equipe Ford mostrou força no retorno ao Campeonato Brasileiro durante a etapa de Guaporé (RS), no mês de outubro. Na pista gaúcha, Danilo Dirani esteve entre o primeiro e o segundo lugares durante todos os treinos livres, e a piloto Cristina Rosito, que disputa sua primeira temporada nos caminhões, passou para o Top Qualifying - no qual os oito melhores do treino classificatório disputam a pole-position.

"A equipe fez um grande trabalho no caminhão neste ano e chegamos a um equipamento muito bom. Em Guaporé posso dizer que, junto do Roberval (Andrade, piloto da Scania), os Ford estavam um passinho a frente dos demais. Infelizmente tive um azar de pegar chuva na minha volta da tomada de tempos, e depois ter de abandonar a corrida com um problema nos freios. Mas o mais importante é que estamos com um ótimo equipamento, que vai nos permitir brigar na frente também em Curitiba", ressaltou Danilo Dirani, que corre na pista onde conquistou sua primeira pole-position na Fórmula 3 Sul-Americana, em 2002.

Cristina Rosito também vive uma boa fase de sua temporada de estreia na categoria. Cada vez mais adaptada aos caminhões, a piloto do Rio Grande do Sul conquistou justamente no Paraná seu melhor resultado do ano - quando terminou a etapa de Londrina na oitava colocação; e vem de seu melhor treino classificatório até aqui.

"Cada corrida para mim este ano é um novo desafio e Curitiba não vai ser diferente. Embora eu conheça a pista, nunca corri nela com caminhões e isso exige uma adaptação. Mas estou cada vez mais confiante em mim mesma quando entro no carro. Em Guaporé vivi uma sensação muito boa de passar para o Top Qualifying, que me deixou ainda mais forte e ansiosa por voltar a fazer bonito na pista", comentou.

O palco da sexta etapa do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck 2011 é o Autódromo Internacional de Curitiba que, apesar do nome, está localizado no município de Pinhais, na região metropolitana da capital. O complexo, um dos principais do país, conta com um circuito de 3.695 metros de extensão e recebe, além de todas as grandes categorias do automobilismo nacional, também a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Carros Turismo, o WTCC. Sua reta principal também está entre as maiores do Brasil, com 980 metros de extensão. E a combinação de uma longa reta com um trecho sinuoso de miolo deve proporcionar uma das etapas mais equilibradas do ano na Fórmula Truck.

"Os trechos de reta favorecem, por exemplo, os caminhões com motores maiores. Mas por outro lado, tem um miolo bastante sinuoso que fortalece os caminhões com motores de nove litros, como é o caso do Ford Cargo. Eu apostaria em, no mínimo, 11 ou 12 pilotos com boas chances neste final de semana. E certamente os Ford ente eles porque nosso caminhão está muito bem acertado, e a equipe merece um grande resultado para coroar esse trabalho", enfatizou Danilo Dirani.

Os treinos para a etapa de Curitiba da Fórmula Truck começam nesta sexta-feira a partir do meio-dia. Confira a programação completa:

Sexta-feira - 04/11
12h às 13h - 1º treino livre
15h às 16h - 2º treino livre

Sábado - 05/11
9h às 10h - 3º treino livre
11h às 12h - 4º treino livre
14h às 15h30 - Treino classificatório
15h45 - Top Qualifying

Domingo - 06/11
8h30 às 9h - Warm-up
13h - Corrida - 6ª etapa do Campeonato Brasileiro