Atual vice-campeã sul-americana da Fórmula Truck, a equipe Ford/DF Motorsport inicia a temporada 2012 com expectativas em alta. Além de levar para as pistas a nova geração do modelo Ford Cargo, o time reúne neste ano uma das duplas com maior experiência no automobilismo entre todos os pilotos da F-Truck, e por isso aposta na conquista de novas vitórias no campeonato que começa já no próximo fim de semana no Velopark (RS). O paulista Danilo Dirani, que em 2011 esteve perto do título continental dos caminhões, segue no comando do Ford #70 e terá Pedro Gomes como companheiro de equipe no caminhão #43.
Pedro é filho de um dos maiores nomes do automobilismo nacional, Paulo Gomes, primeiro campeão da história da Stock Car. Assim como o pai, o piloto de Ribeirão Preto também passou pela categoria de turismo e estreou na Fórmula Truck no ano passado disputando duas corridas. Mesmo correndo com uma geração antiga de caminhões, Pedro chamou atenção pelos resultados positivos que conquistou, e atraiu os olhares de Djalma Fogaça, chefe da equipe DF Motorsport.
"Queria alguém com experiência na Fórmula Truck para a vaga da Cristina (Rosito)", destacou Fogaça, lembrando a piloto gaúcha que defendeu a equipe Ford em 2011. "O Pedro tem apenas duas corridas na categoria, mas andou muito bem com o equipamento que teve no ano passado. Outro ponto que considerei é que, além de rápido, o Pedro é um piloto que vive do automobilismo, e dou muita importância a isso. Ele tem apenas 30 anos de idade, mas muita experiência. Temos uma dupla forte em 2012, e nossa expectativa é andar na frente", finalizou.
Pedro Gomes, por sua vez, demonstrou entusiasmo com o novo desafio e ressaltou, especialmente, a segurança que os pilotos têm na Fórmula Truck para desenvolver um bom trabalho. "Há muito tempo eu não tinha um contrato fechado para um ano inteiro, que me permitisse apenas pensar em pilotar, como está acontecendo agora. Essa estabilidade que a Fórmula Truck oferece por conta dos patrocinadores e do apoio das fabricantes de caminhões me atraiu, e espero ficar na categoria por muito tempo", comentou o piloto.
Vice-campeão sul-americano e responsável por levar a Ford novamente ao topo do pódio - com a vitória na etapa de Curitiba do Campeonato Brasileiro de 2011 - Danilo Dirani acredita que a equipe vai se manter como uma das potências da Fórmula Truck em 2012.
"Ter vencido a penúltima etapa do ano passado e conquistado o vice-campeonato sul-americano foram resultados que deram um novo ânimo para nossa equipe. Nós tínhamos um caminhão muito rápido em 2011 e, com a nova cabine, certamente vamos ganhar em aerodinâmica e vir um pouco mais fortes. Além disso, a chegada do Pedro é bastante positiva para a equipe. Ele é um piloto reconhecidamente rápido e com muita experiência, que pode nos ajudar a desenvolver os Ford e a brigar por mais vitórias neste ano", comentou Dirani.
A temporada da Fórmula Truck começa no próximo final de semana, entre os dias 02 e 04 de março no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Ao longo do ano serão dez etapas, sendo que quatro delas vão valer simultaneamente pelo Campeonato Brasileiro e pelo Campeonato Sul-Americano da categoria, inclusive a etapa disputada na Argentina. Confira o calendário:
04 de março - Velopark (RS) - Camp. Brasileiro e Sul-Americano
01 de abril - Jacarepaguá (RJ) - Camp. Brasileiro
06 de maio - Caruaru (PE) - Camp. Brasileiro e Sul-Americano
03 de junho - Goiânia (GO) - Camp. Brasileiro
08 de julho - Interlagos (SP) - Camp. Brasileiro e Sul-Americano
05 de agosto - a definir - Camp. Brasileiro
09 de setembro - Córdoba (ARG) - Camp. Brasileiro e Sul-Americano
14 de outubro - Guaporé (RS) - Camp. Brasileiro
11 de novembro - Curitiba (PR) - Camp. Brasileiro
09 de dezembro - Brasília (DF) - Camp. Brasileiro