Esporte & Cia

Saturday, Apr 27th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Cirino conquista sua primeira vitória em Caruaru

E-mail Imprimir PDF

Wellington Cirino comemorou no domingo (6/5) uma conquista inédita em sua vitoriosa carreira na Fórmula Truck. O piloto paranaense venceu a terceira etapa do Campeonato Brasileiro e segunda do Sul-Americano, na cidade pernambucana de Caruaru. Foi a primeira vitória do tetracampeão no Autódromo Internacional Ayrton Senna, mesma pista onde, há exatos 15 anos, fez sua corrida de estreia na categoria.

Cirino firma-se como segundo maior vencedor da história da F-Truck, agora com 22 primeiros lugares – à sua frente, na estatística, apenas o paulista Renato Martins, vencedor de 27 corridas. André Marques, foi o segundo e Beto Monteiro, terminou em terceiro lugar.

Tetracampeão brasileiro da Fórmula Truck, Cirino não subia ao pódio desde a quinta corrida da temporada passada, disputada em São Paulo, onde foi segundo colocado. “É complicado na carreira de um piloto ficar tanto tempo longe do pódio, foi um período de muitos problemas, e faltava essa vitória em Caruaru no meu currículo”, disse o piloto que agora assumiu o terceiro lugar na classificação dos dois campeonatos.

O momento festivo pelos 15 anos de carreira na Truck foi citado pelo vencedor da corrida. “Foi aqui que fiz minha estreia em 1997, e voltar aqui com a mesma disposição é gratificante. Gosto da pista, o povo de Pernambuco faz uma festa incomparável, sempre prestigia bastante a Truck. E vi que estou com a mesma disposição de vencer de quando estava tentando o primeiro título. O campeonato, para nós, começou hoje”, ponderou Cirino.

Marques, depois dos terceiros lugares nas corridas do Velopark e do Rio de Janeiro, teve no segundo lugar em Caruaru o melhor resultado de sua carreira na Truck. “Tem sido um ano de realização de sonhos para mim, cada corrida é um sonho. Eu queria, claro, era ultrapassar o Beto nos pontos, só que se fizesse isso na terra dele o público poderia não gostar”, brincou o paulista. “Na próxima eu tento de novo”, prometeu.

Monteiro, terceiro colocado, avaliou que o objetivo da equipe foi cumprido. Piloto de Pernambuco, ele chegou a Caruaru como líder invicto da temporada. “A gente já sabia que seria muito difícil vencer aqui, não é uma pista favorável ao nosso caminhão. A nossa ideia era estar no pódio e manter a liderança do campeonato, e conseguimos. O Cirino e a equipe dele fizeram um trabalho brilhante, mereceram vencer”, atribuiu.

A temporada 2012 da Fórmula Truck terá sequência no dia 3 de junho, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, uma corrida que valerá pontos apenas pelo Campeonato Brasileiro.

Em Caruaru, depois de 29 voltas, a classificação final foi a seguinte:

1º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1h00min40s587
2º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 4s604
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 10s251
4º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 11s011
5º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 14s492
6º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 24s684
7º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 40s706
8º) Adalberto Jardim (JP/MAN-Volkswagen), AJ5 Motorsport, a 41s154
9º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 48s054
10º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 49s775
11º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, a 50s050
12º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 1min13s986
13º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 1min14s798
14º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, a 1min26s684
15º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 1min56s410
16º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 1 volta
17º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 4 voltas

NÃO COMPLETARAM
Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team,
Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições,
Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport,
Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco,
Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições,
Melhor volta: Giaffone, na 4ª, 1min50s028, média de 104,046 km/h