Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Hisgué é pole e Iveco comemora dobradinha na Fórmula Truck

E-mail Imprimir PDF

É de Valmir “Hisgué” Benavides a pole-position da etapa de São Paulo de Fórmula Truck. A corrida será disputada neste domingo (8) no Autódromo José Carlos Pace. O piloto paulista terá a seu lado na primeira fila do grid o pernambucano Beto Monteiro, seu companheiro na Scuderia Iveco, que lidera os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da Fórmula Truck – a corrida em Interlagos será válida pelas duas competições.

Quinto colocado na primeira fase do treino classificatório disputado na tarde deste sábado (7), Benavides foi mais rápido do Top Qualifying, que levou à pista sete dos oito pilotos mais rápidos – Leandro Totti não participou da fase decisiva por conta de problemas mecânicos no Mercedes-Benz da ABF Racing Team. O tempo que garantiu-lhe a pole, 2min02s428, foi 0s077 mais veloz que o de Monteiro, com quem comemorou efusivamente a dobradinha.

É a quarta vez que Benavides comanda um grid na Fórmula Truck. Ele também foi pole-position nas etapas de Goiânia/2007, Caruaru/2010 e Buenos Aires/2011. “Fazer uma pole em Interlagos é muito legal, aqui é uma pista que muita gente conhece, onde todo mundo quer fazer uma pole. Estou muito, mas muito feliz, mesmo. Só tenho a agradecer a toda a minha equipe pelo trabalho”, declarou o piloto paulista, que compete na F-Truck desde 2007.

A corrida em São Paulo marca o encerramento da primeira metade do Brasileiro. Além disso, é a terceira das quatro que põem em disputa o título do Sul-Americano. A competição continental já teve corridas no Velopark e em Caruaru, pistas onde Monteiro obteve respectivamente a vitória e um terceiro lugar, e será finalizada em Córdoba, na Argentina, no mês de setembro. O líder pode assegurar em Interlagos a conquista do Sul-Americano.

Monteiro soma 49 pontos na liderança do Sul-Americano. O vice-líder paulista André Marques tem 41 e larga em quinto com o MAN-Volkswagen da RM Competições. “Fico muito contente por largar da primeira fila ao lado do meu companheiro de trabalho. Quero fazer uma boa corrida e conquistar um bom resultado aqui”, resumiu. “A chance de sair daqui com o título existe, mas a gente tem de manter os pés no chão, é muito difícil que isso aconteça”.

Vencedor de três corridas na pista de Interlagos, nas edições de 2002, 2003 e 2008, Wellington Cirino vê vários significados na busca pela 23ª. Além da possibilidade de igualar o recorde de Roberval Andrade, que ganhou quatro vezes no circuito paulista e larga em sétimo para a corrida deste domingo, ele aponta a chance de um resultado decisivo na busca pelos dois títulos – é vice-líder do Campeonato Brasileiro e terceiro na tabela do Sul-Americano.

Piloto da Mercedes-Benz, Cirino atribuiu o terceiro lugar no grid ao “excesso de precaução”. “Não quero parecer pretensioso, claro, mas abusei da cautela na minha volta rápida, pelo menos em duas curvas, com isso acabei não fazendo a volta perfeita”, assumiu o paranaense. “Mas não foi nada com o meu caminhão, que está excelente. Tenho caminhão para ganhar a corrida, e é essa a perspectiva”, animou-se o tetracampeão brasileiro.

ATENÇÃO - ALTERAÇÕES NO GRID = Atualização de 25h15min:

Duas punições oficializadas no início da noite do sábado (7/7) pelos comissários técnicos da Fórmula Truck consolidaram mudanças no grid do GP Petrobras, quinta etapa do Campeonato Brasileiro e terceira do Sul-Americano. Os paulistas Pedro Gomes, sexto colocado no grid pelo resultado da tomada de tempos, e Paulo Salustiano, 12º, tiveram seus tempos de volta anulados. A corrida será disputada neste domingo (8) em São Paulo.

Gomes, piloto da 72 Sports, foi desclassificado pelo artigo quinto do regulamento técnico da Truck, que estabelece parâmetros para a bitola do eixo dianteiro. A desclassificação de Salustiano, que defende a Volvo, justifica-se pelo artigo 14 do mesmo regulamento, dirigido a aspectos técnicos sobre a refrigeração do equipamento. Pedro vai alinhar o Ford número 43 em 22º lugar no grid, uma posição à frente do Volvo número 55 de Salustiano.

A quinta etapa do Campeonato Brasileiro e terceira do Sul-Americano de Fórmula Truck, terá largada às 13h deste domingo.

O grid  consideradas as punições aplicadas a Gomes e Salustiano, passa a ser o seguinte:

Top Qualifying
1º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 2min02s428
2º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 2min02s505
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 2min02s701
4º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, 2min02s902
5º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 2min03s172
6º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, desclassificado/radar
7º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, sem tempo

Treino classificatório
8º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 2min03s913
9º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 2min03s926
10º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 2min04s052
11º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 2min04s331
12º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 2min04s390
13º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 2min04s720
14º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 2min05s235
15º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 2min05s933
16º) Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, 2min06s176
17º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 2min06s634
18º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 2min06s664
19º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 2min07s010
20º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min07s044
21º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, desclassificação por radar
22º) Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, desclassificação técnica
23º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, desclassificação técnica
Média do 1º: 126,706 km/h