Esporte & Cia

Thursday, Apr 18th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Totti mantém estratégia na F-Truck, em Córdoba

E-mail Imprimir PDF

Seis corridas, quatro pódios, três vitórias. O retrospecto de Leandro Totti na temporada de 2012 da Fórmula Truck seria suficiente para sugerir um panorama de amplo domínio do paranaense. Em contraste a isso, o piloto vê-se em situação de desvantagem para a sétima corrida, que será disputada no dia 9 de setembro em Córdoba, na Argentina, definindo o título do Campeonato Sul-Americano da categoria.

Todas as 10 corridas que compõem o calendário da Truck – inclusive a etapa argentina – valem pontos para a classificação do Campeonato Brasileiro, que tem Totti como líder desde a corrida de 5 de agosto em Cascavel, onde ele conquistou sua terceira vitória consecutiva na temporada. Pelo Sul-Americano, a classificação considera a pontuação de quatro corridas: Velopark, Caruaru e Interlagos, já realizadas, e Córdoba, novidade no calendário.

Totti é o terceiro colocado na classificação do Sul-Americano. Depois de abandonar a corrida no Velopark, ele foi ao pódio caruaruense em quinto e saiu vencedor da corrida de Interlagos. Chegou aos 48 pontos e está a oito do líder pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, que soma uma vitória, um terceiro e um oitavo lugar. O paulista André Marques, ocupa a vice-liderança, dois pontos atrás de Monteiro.

Monteiro, Marques e Totti são os principais candidatos ao título – pela classificação após três etapas, os oito primeiros na tabela reúnem possibilidade matemática da conquista. “A chave para esse título é ganhar a corrida. Entre o Beto, o André e eu, é bem provável que se um dos três ganhar em Córdoba vai ser o campeão”, afirmou Totti, que mostra-se confiante para o inédito título. “A gente vai manter a mesma estratégia das últimas corridas”.

A possibilidade de ter de arriscar a liderança do Brasileiro na caça ao título do Sul-Americano não preocupa Totti. “A gente vai para a Argentina sem compromisso, sem pressão, e assim tudo fica mais fácil. É isso que temos feito. A equipe está trabalhando direitinho, com capricho, com uma mão-de-obra bem feitinha, isso tem feito a diferença. Se você for analisar, eu liderei cinco de seis corridas e ganhei três. A estratégia é não assumir a pressão”, pondera.

Mesmo tendo assumido a liderança do Brasileiro, Totti garante manter a postura com que atuou na primeira metade da temporada. “Vou sempre com o pensamento de terminar entre os cinco primeiros. Em Cascavel eu larguei em quinto e o Beto era pole, mas meu caminhão estava perfeito e a gente contou com os problemas de outros pilotos para ganhar, também. Vamos continuar no mesmo ritmo, o que a gente quer é brigar pelo campeonato”.

Líder do Brasileiro e terceiro no Sul-Americano, Totti admite assumir riscos na etapa da Argentina. “Conforme for a corrida, pode ser que eu precise arriscar alguma coisa para ser campeão, e arriscando posso perder terreno no Brasileiro. Mas, se isso acontecer, vou arriscar, fazendo de tudo para dar certo. Caso dê errado, vamos ter mais três corridas pela frente para recuperar pontos e disputar o título brasileiro. Estou tranquilo”, ele afirma.

A uma etapa de seu término, a classificação completa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck é a seguinte:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 56
2º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM-Competições, 54
3º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 48
4º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, 39
5º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 38
6º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 34
7º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 30
8º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 25
9º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 20
10º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 18
11º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições,15
12º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 13
13º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 10
14º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 9
14º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 9
16º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 6
16º) Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 6
18º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 5
19º) Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, 5
20º) Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, 4
21º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 3
21º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 3
23º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 2
24º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1