Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Djalma Fogaça voltará a correr na Truck em 2012

E-mail Imprimir PDF

A reta final da disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá seu momento-chave no dia 14 de outubro. A oitava das 10 etapas que compõem o calendário de 2012, vai levar a categoria de volta ao Autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé, na Serra Gaúcha. Além de apontar os candidatos ao título nacional, a corrida guaporense vai marcar o retorno de Djalma Fogaça às pistas de competição.

Fogaça pilotou na Truck de 1999 a 2009. Nas três últimas temporadas, ateve-se a chefiar sua equipe, a 72 Sports/DF Racing Trucks, defendia neste ano pelos paulistas Danilo Dirani e Pedro Gomes. Como piloto, conquistou sete vitórias e marcou 11 pole-positions. Sua melhor classificação final em campeonatos foi o terceiro lugar conquistado em 2000 e repetido em 2003 – ano em que venceu as três primeiras etapas – e 2005.

“Eu vinha planejando voltar a pilotar na Truck já há algum tempo, era um plano para 2013, quando vou completar 50 anos. Voltar a correr seria a minha celebração pelos 50 anos”, conta Fogaça, conhecido no automobilismo pelo apelido “Caipira Voador”. “Só que, para fazer um bom campeonato, como estou parado há três anos, acho importante fazer uma readaptação. Por isso decidi que vou participar das três últimas etapas já neste ano”, explica.

A confirmação da participação de Djalma Fogaça em Guaporé, Curitiba e Brasília aconteceu nesta segunda-feira (17), depois de reunião do piloto com diretores da Ford, marca que representa desde que fundou a equipe. “Teremos três caminhões na pista a partir da próxima corrida. E voltando agora, posso ajudar no desenvolvimento de coisas que vamos usar em todos os caminhões em 2013, como o novo sistema eletrônico, por exemplo”, ilustra o piloto.

A liderança do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é de Leandro Totti, da ABF Racing Team, que no último dia 9 conquistou na Argentina o título do Sul-Americano. Piloto de um Mercedes-Benz, ele soma 129 pontos, 24 a mais que o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco. Felipe Giaffone, com o MAN-Volkswagen da RM Competições, está em terceiro, com 99. André Marques, seu companheiro de equipe, soma 81 e é quarto.