Esporte & Cia

Thursday, Mar 28th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Brasília recebe a F-Truck neste final de semana

E-mail Imprimir PDF

A temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck chega ao fim no domingo (9/12). A décima etapa vai confrontar os pilotos no circuito mais veloz do calendário – o anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). Com campeão e vice já definidos, a caça à vitória na última corrida do ano vai dividir atenções com a disputa pelo terceiro lugar na classificação final da competição.

Dos cinco pilotos que vão à pista em busca dessa terceira colocação na pontuação final da temporada, dois alimentam uma rivalidade específica. Beto Monteiro, pernambucano que defende a Scuderia Iveco, e Roberval Andrade, paulista que compete pela Corinthians Motorsport, estão em terceiro e quarto na classificação atual da Fórmula Truck e tornam explícita a meta de superar um ao outro na temporada.

“O Beto é um grande amigo, temos uma amizade antiga, mas meu alvo no campeonato é ele. Vou correr para terminar o ano na frente dele”, estipula Andrade, campeão da Truck nas temporadas de 2002 e 2010. O segundo título foi confirmado justamente com a vitória na etapa decisiva, dois anos atrás em Brasília. “Sei que há mais pilotos com chance nessa briga, mas meu objetivo é tomar o terceiro lugar do Beto”, insiste.

A vitória de 2010 em Brasília foi a última das 20 que colocam Andrade como terceiro maior ganhador de corridas da história da Truck. Na temporada de 2012, ele tem como melhores resultados os segundos lugares nas etapas de Jacarepaguá, Interlagos e Curitiba. “Quando dividimos a mesma equipe, em 2008, tínhamos até uma ‘briguinha’ interna na equipe para ver quem era mais rápido. Isso continua, agora cada um numa equipe diferente”, lembra.

Monteiro obteve em Brasília, em 2002, a primeira de suas oito vitórias na Fórmula Truck. Foi nessa pista, dois anos depois, que comemorou a conquista do título. Ele reconhece a rivalidade com Andrade. “É mais antiga que a nossa amizade, inclusive”, ressalta o pernambucano, que ocupa atualmente o terceiro lugar na classificação com 106 pontos, cinco à frente do adversário paulista – a etapa brasiliense que fecha o campeonato terá 32 pontos em disputa.

Vencedor das duas primeiras corridas do ano, disputadas no Velopark e no Rio de Janeiro, e terceiro colocado na etapa seguinte, em Caruaru, Monteiro viu-se sem condições de disputar o título por conta de problemas ou incidentes. “Na última corrida, por exemplo, eu estava bem, mas levei um toque logo no início e acabei ficando fora. Mas quero lavar a alma em Brasília, não vou dar ao Roberval a facilidade que ele gostaria, não. Termino na frente dele”, aposta.

Com Leandro Totti já tendo confirmado o título e Felipe Giaffone sendo vice-campeão a uma etapa do término da temporada, cinco pilotos disputam a aparição no terceiro e último degrau do pódio da temporada. Além de Monteiro e Andrade, essa lista contempla o tetracampeão Wellington Cirino, paranaense que compete pela ABF/Mercedes-Benz, e os paulistas André Marques, piloto da MAN-Volkswagen/RM, e Paulo Salustiano, da ABF/Volvo.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE F-TRUCK – CLASSIFICAÇÃO

1º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 185
2º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 140
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 106
4º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 101
5º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 95
6º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 91
7º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 77
8º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 64
9º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 56
10º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, 53
11º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 47
12º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 46
13º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 39
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 35
15º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 34
16º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 32
17º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 30
18º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 24
19º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 21
20º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 18
21º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 11
21º) Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 11
23º) Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF Mercedes-Benz, 7
23º) Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 7
25º) João Ometto Neto (SP/Iveco), Marinelli Competições, 2