Luiz Lopes vai cumprir em 2013 sua terceira temporada como piloto da Fórmula Truck. Para o piloto paulista, os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano representarão o início de uma condição inédita – a de piloto e dono de equipe. Ele adquiriu a estrutura da equipe defendida por Fred Marinelli até 2012, incluído seu caminhão Iveco. Agora rebatizada como Lucar Motorsports, a equipe terá sede na cidade paranaense de Cascavel.
O primeiro contato com o novo caminhão deverá acontecer no próximo dia 25, para quando Lopes pretende agendar um teste no autódromo cascavelense. “Vai depender do caminhão ficar pronto até lá, tudo indica que vá ficar. Temos de fazer algumas adaptações exigidas pelo regulamento de 2013”, informa. “Esse é um caminhão muito bem feitinho, bem construído, o equipamento que temos é de primeira linha, também”, observa o piloto.
A escolha de Cascavel para a sede da Lucar Motorsports é justificada pelo coordenador técnico da equipe, Valdinei “Baté” dos Santos, residir na cidade. “Já providenciamos um espaço para todo o trabalho da equipe e o primeiro desafio é ter o caminhão já pronto para esse teste. A primeira corrida do ano vai ser em uma pista que não conheço, é importante que eu consiga testar para me acostumar às características do Iveco”, pondera.
Lopes estreou na Fórmula Truck em 2011, pilotando o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport. Foi 19º no Campeonato Brasileiro, tendo o sexto lugar na etapa de Londrina como melhor resultado. Em 2012, pilotando o Mercedes-Benz da ABF Racing Team, foi 17º no Brasileiro e 12º no Sul-Americano, contabilizando como melhor resultado o quarto lugar na etapa realizada em setembro na pista de Alta Gracia, na província argentina de Córdoba.
A adoção do Iveco trará novos desafios a Lopes. “Trocar de caminhão faz o processo todo retroceder um pouquinho. No ano passado eu já estava vestindo o caminhão, consegui resolver alguns probleminhas que ele teve, existia um certo tipo de entrosamento, e vou ter que buscar isso tudo de novo. Vai levar um tempo, alguns meses, para pegar a mesma confiança no Iveco. E não posso negar que estou ansioso para iniciar esse trabalho”, diz.
A primeira etapa da temporada de 2013 vai confrontar os pilotos da Fórmula Truck no dia 10 de março no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). “Vai ser um novo início, e desta vez com a responsabilidade de acumular as funções de piloto e de chefe de equipe. Pretendo conciliar isso da mesma forma como conduzo minhas outras atividades. Na pista, o objetivo é me firmar no grupo dos oito mais rápidos”, estipula Luiz Lopes.
CALENDÁRIO 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck:
10 de março – Tarumã (RS);
7 de abril – Londrina (PR);
19 de maio – Caruaru (PE);
9 de junho – Goiânia (GO);
7 de julho – Interlagos (SP);
4 de agosto – Cascavel (PR);
8 de setembro – Córdoba (ARG);
13 de outubro – Guaporé (RS);
10 de novembro – Curitiba (PR);
8 de dezembro – Brasília (DF)