Esporte & Cia

Thursday, May 02nd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Circuito de Londrina favorece caminhão Ford

E-mail Imprimir PDF

A equipe Ford Racing Trucks aposta na pista do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do estado do Paraná, para tentar um pódio e subir na classificação do Campeonato Sul-americano e Brasileiro de Fórmula Truck.

O traçado com 3.146 metros de extensão tem como características longas retas e curvas fechadas, o que favorece os caminhões pequenos, como o Ford Cargo da equipe comandada por Djalma Fogaça.

“Nosso caminhão é rápido, demonstramos isso nas últimas etapas. Sempre estamos andando na primeira fila, mas falta uma situação de corrida ideal. Essa pista favorece nossas características, é mais travada e nosso caminhão tem entreeixos de 3 metros , que funciona melhor em curvas fechadas. Não podemos desperdiçar essa chance de largar na frente. E temos de aproveitar a boa fase do Danilo [Dirani] para cavar mais uma pole, já que ele pegou muito bem a manha do equipamento. Temos meia temporada ainda e dá para recuperar, mas precisamos de uma vitória o quanto antes”, analisou Fogaça, o chefe da Ford Racing Trucks.

Para o jovem piloto Danilo Dirani, a equipe Ford tem chances de sair vencedora, mas não pode deixar escapar a oportunidade. “Londrina realmente pode nos favorecer. Nosso motor é pequeno e mesmo em Interlagos estávamos andando bem, entre os primeiros, mas acabou escapando novamente. Nossa estratégia é fazer uma volta voadora na classificação para evitar sair no bolo. Somos rápidos, mas com trânsito livre é melhor ainda. A categoria está mais competitiva e ultrapassar é complicado. Temos potencial para fazer uma boa corrida e Londrina é um cenário muito bom, é a nossa chance”, ponderou Dirani.

Os caminhões Ford modelo Cargo da equipe Ford Racing Trucks possuem motores Cummins de 9 litros , mais leves que os de 12 litros de muitas equipes. Ao contrário de Interlagos, onde as subidas, descidas e retas longas favorecem os grandes, a estrutura mais leve dos pequenos é melhor para vencer as curvas fechadas de Londrina, despejando potência. Para o piloto gaúcho Andersom Toso, que nunca andou com caminhões nessa pista, será mais complicado achar o traçado ideal.

“Já andei lá em outras categorias, mas nunca com o caminhão. Acho que será mais difícil achar o traçado ideal com os 'brutamontes', tem umas curvas bem chatinhas de se fazer, mas é um ótimo circuito, gosto muito de lá. Mas como todos apontam que os Ford Cargo são bons nesse tipo de pista, vamos com essa esperança. Estou com os pés no chão para essa prova. Vamos trabalhar mais na evolução dos componentes do caminhão para o decorrer da temporada e tentar arrancar uns pontinhos nessa etapa. Tem chão pela frente ainda”, analisou Toso.

Recuperado, Bruno Junqueira estréia novo caminhão

Recuperado do forte acidente em Interlagos, o experiente piloto Bruno Junqueira, que atualmente mora nos Estados Unidos, espera acelerar tudo novamente com seu novo Ford Cargo. “A equipe vem sendo fantástica e está trabalhando duro para recuperar meu caminhão depois da batida. Com certeza vou me esforçar em dobro para retribuir esse empenho e mostrar serviço na pista. O cenário é ótimo e além do circuito ser bom para nós, eu me lembro muito bem de Londrina porque há 13 anos eu andei ali de Fórmula 3 e venci a corrida. Tenho andado sempre entre os oito melhores e já é hora de pontuar de novo. Nas últimas provas têm acontecido de pequenos detalhes atrapalharem, mas o que tinha de dar errado já deu. Estou animado para trabalhar e recuperar o tempo perdido”, frisou o mineiro.

A prova, que será disputada domingo (22/08), marca o início da segunda fase da temporada 2010, que termina no dia 5 de dezembro.

A programação será aberta na tarde de sexta-feira (20/08) com dois treinos livres, às 12h00 e às 15h00 (horários de Brasília) com a duração de uma hora cada. No sábado (21/08) as sessões livres serão às 9h00 e às 11h00. A tomada de tempo para o grid de largada será às 14h00, com a super classificação prevista para as 15h30.