Esporte & Cia

Tuesday, Apr 16th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Vitória em Interlagos levou ao título em oito temporadas

E-mail Imprimir PDF

A terceira das dez etapas da temporada de 2014 da Fórmula Truck será disputada em São Paulo (SP) no dia 18 de maio. A corrida, que contará pontos pelos campeonatos Brasileiro e Sul- Americano, consistirá na 17ª edição de um evento da categoria no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. A etapa paulista é a de maior público da competição no país, com média de mais de 60 mil torcedores por etapa desde 2001.

Interlagos recebeu etapas da Truck em 16 das 18 temporadas completas já disputadas – as exceções ficaram por conta dos campeonatos de 2000 e de 2001. Em oito oportunidades, o vencedor da etapa paulista chegou ao título da temporada em questão. O paranaense Wellington Cirino, piloto da ABF-Santos Desenvolvimento, foi o único a comemorar duas vezes um título brasileiro com vitórias em Interlagos, nas temporadas de 2003 e de 2008.

O recordista de vitórias em Interlagos é Roberval Andrade

O paulista da Ticket Car Corinthians Motorsport venceu quatro edições, todas elas pilotando caminhões da Scania, em 2004, 2006, 2009 e 2010, único ano em que integrou a lista de campeões que obtiveram primeiros lugares na corrida em Interlagos. O primeiro nome desta relação é o do paranaense Osvaldo Drugovich Júnior, vitorioso na edição de 1997, ano do primeiro de seus dois títulos.

Cirino, em 2003, seria o segundo piloto a incluir uma vitória no traçado paulista na campanha para o título. O evento estatístico voltaria a acontecer em 2007, com o paulista Felipe Giaffone obtendo, com o Volkswagen da equipe RM, a primeira de suas 18 vitórias na Fórmula Truck, e em 2008, com o próprio Cirino, que festejou em Interlagos a primeira das quatro vitórias que o levaram ao tetracampeonato brasileiro, até hoje um recorde da categoria.

Em 2010, a etapa marcou a segunda das cinco vitórias de Andrade. Em 2011, a prova foi válida apenas pelo Sul-Americano – Giaffone, vencedor, foi o campeão. Leandro Totti ganhou a corrida de 2012 com o Mercedes-Benz da ABF Racing Team – o paranaense já havia vencido em 2005, com o Ford da Londrina Truck Racing. Em 2013, o pernambucano Beto Monteiro triunfou com o caminhão da Scuderia Iveco e foi campeão brasileiro e sul-americano.

O primeiro piloto vencedor da Fórmula Truck na pista de Interlagos foi o paulista Wagner França, com um Scania, em 1996. Em 1998, o paulista Renato Martins e o paranaense Sérgio Drugovich, ambos de Scania, conquistaram as vitórias nas duas baterias – Martins ficou com a vitória geral. Em 1999, os paranaenses Tiago Grison, com um Volvo, e Osvaldo Drugovich, com Scania, revezaram as vitórias. Grison venceu pela soma geral.