Esporte & Cia

Friday, Apr 26th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Totti busca feito inédito na F-Truck em Interlagos

E-mail Imprimir PDF

As vitórias nas duas primeiras etapas e a conquista de 61 dos 62 pontos possíveis conferiram a Leandro Totti uma vantagem aparentemente cômoda na liderança do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto paranaense da RM Competições, ainda assim, evita assumir o favoritismo que torcedores e até adversários atribuem-lhe quanto ao título de 2014. A disputa terá sequência no dia 18 de maio em São Paulo (SP).

Totti venceu de ponta a ponta a corrida que abriu a temporada, no dia 16 de março em Caruaru (PE). Sua segunda vitória aconteceu em Curitiba (PR), no dia 13 de abril, onde o paulista Felipe Giaffone, seu companheiro de equipe na RM, e o paranaense Wellington Cirino, da ABF-Santos, também lideraram a corrida. “A primeira foi legal, e a segunda foi mais espremida, como esperado. A gente já sabia que o pessoal iria trabalhar e se aproximar”, diz.

A preparação para a etapa paulista levou a RM Competições a dois dias de testes, em abril, na pista de Londrina (PR). “Conseguimos alguma evolução na parte de motor e de suspensão, além da questão da emissão de fumaça. A gente também não parou de trabalhar”, manifesta, satisfeito com o momento técnico da equipe. “Nosso motor está melhor neste ano. Não tivemos nenhuma quebra significativa até agora. Se houve algum problema foi coisa boba”.

A corrida em Interlagos, no Autódromo José Carlos Pace, oferece a Totti a possibilidade de uma façanha improvável na Fórmula Truck: a conquista de vitórias com três marcas diferentes de caminhões em uma única pista. Foi em São Paulo que ele obteve a segunda de suas 12 vitórias na categoria em 2005, pilotando o Ford da Londrina Truck Racing. Em 2012, ano em que foi campeão, alcançou o sexto triunfo com o Mercedes-Benz da ABF Racing Team.

“Ganhar em São Paulo é especial para qualquer um, e o nosso objetivo é esse. No ano passado bateu na trave, vamos ver se nesse ano não escapa”, afirma. Em 2013, a etapa de Interlagos foi a quinta das dez que compuseram o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Totti foi o terceiro colocado no grid e liderou a maior parte da prova. Foi ultrapassado na metade da última volta pelo pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, que venceu.

A etapa será a terceira das dez do Brasileiro, liderado por Totti com 61 pontos. O brasiliense Geraldo Piquet, com 33, e o paranaense Wellington Cirino, com 29, são segundo e terceiro – eles pilotam os Mercedes-Benz da ABF-Santos. Será, ainda, a segunda das quatro etapas do Sul-Americano, que tem Totti como líder com 32 pontos, nove à frente do vice-líder paulista Roberval Andrade, piloto do Scania da Ticket Car Corinthians.