Esporte & Cia

Friday, Apr 26th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Domingo tem F-Truck, pista de Santa Cruz do Sul

E-mail Imprimir PDF

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck volta a Santa Cruz do Sul (RS) para sua sexta etapa. A corrida de domingo (17) vai confrontar os pilotos no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira. O circuito é um dos mais seletivos da competição, característica apontada pelos pilotos como desafio maior no trabalho de acerto dos caminhões. Nove dos 28 inscritos na corrida, praticamente um terço do total, terão o desafio de pilotar pela primeira vez um caminhão no circuito gaúcho de 3.530 metros.

Dos nove pilotos que terão o desafio inédito, apenas um já conquistou vitórias em Santa Cruz do Sul. Raijan Mascarello, mato-grossense que pilota o Ford da DF Racing Fans, ganhou duas vezes a etapa gaúcha do Brasileiro de Spyder Race, em 2011 e 2012, ano em que também venceu naquela pista pelo extinto Brasileiro de GT Premium. “A pista é ótima para pilotar carros, travada e com muitas curvas, mas boa de guiar. Com o Truck teremos mais trabalho. Já me dei bem lá, pode ser a pista do meu primeiro pódio na Truck”, torce.

Ronaldo Kastropil, paulista da Santa Carolina Racing Team, e Marcello Cesquim, paranaense que compete pela ABF Racing Team, pilotam caminhões Mercedes-Benz. Ambos disputaram etapas do Brasileiro de GT em Santa Cruz do Sul. “É uma pista legal demais, adoro o traçado”, diz Kastropil, que também atuou em etapas gaúchas da Spyder Race. Cesquim frisa o desafio nos treinos. “Largar na frente é importante, ultrapassar lá é muito complicado”, diz o piloto, que também atuou no circuito pela Stock Car Light e pelo Grand Challenge.

Michelle de Jesus e Jansen Bueno tiveram em Santa Cruz do Sul suas estreias em competições nacionais. “Estreei lá, em 2012, no Mercedes-Benz Grand Challenge”, observa Michelle, que compete com um dos Volvo da ABF Motorsport. Bueno estreou no Brasileiro de Spyder Race também em 2012 na etapa gaúcha com o segundo lugar da classe Light. “As equipes terão trabalho no acerto do chão dos caminhões para as sequências direita-esquerda-direita”, antevê o piloto da equipe Muffatão, inscrito com um caminhão Scania.

Os paranaenses David Muffato e Diogo Pachenki tiveram experiências no traçado gaúcho pilotando na Stock Car ou em suas categorias de acesso. “A pista é interessante, a cidade é gostosa e tem um pessoal bem receptivo. Com o caminhão é novidade, mas já estou melhor adaptado”, diz Pachenki, piloto do Volvo da Copacol Clay Truck Racing. Muffato tem igual perspectiva. “Gosto do traçado, a adaptação vai ser tranquila. Já estou muito confortável na tocada do caminhão”, informa o piloto da DF Racing Fans, que pilota um Ford.

O catarinense Gustavo Magnabosco e o paranaense Jaidson Zini, que estrearam na Truck em 2014, jamais pilotaram em Santa Cruz do Sul. “Só conheço a pista pelo simulador”, revela Magnabosco. “Tudo vai ser novidade. O importante vai ser chegar até o fim da corrida”, continua o piloto do Volvo da ABF Motorsport. Zini também tem recorrido ao simulador da Fórmula Truck. “Já vi que não é uma pista fácil. O primeiro dia de treinos vai ser só para desvendar o traçado”, diz o piloto do Iveco da equipe Dakarmotors.