Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Beto Monteiro vence a F-Truck em Santa Cruz do Sul

E-mail Imprimir PDF

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck conheceu neste domingo o segundo vencedor da temporada de 2014. Depois de vitórias de Leandro Totti nas cinco corridas disputadas até então, foi o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, o primeiro a cruzar a linha de chegada na sexta etapa da temporada. A corrida aconteceu no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS).

Largando da pole position, Monteiro liderou todas as 24 voltas da prova. O paranaense Wellington Cirino foi segundo colocado pela terceira vez no ano com o Mercedes-Benz da ABF-Santos Desenvolvimento. O pódio teve ainda os paulistas André Marques e Felipe Giaffone, pilotando caminhões Volkswagen-MAN e MAN da RM Competições/MAN Latin America, e o paranaense Jansen Bueno, que terminou em quinto, seu melhor resultado na categoria.

Totti abandonou a prova após um acidente e fechou a etapa sem marcar nem um ponto, o que não ocorria desde a antepenúltima corrida de 2013, em Guaporé (RS). Ainda assim, manteve-se líder isolado com 152 pontos. Giaffone segue na vice-liderança, com 106. Cirino, em tentativa de reação na luta pelo título, chega a 103, em terceiro. Monteiro saltou do oitavo para o quarto lugar na tabela de classificação, empatado com Andrade nos 62 pontos.

Monteiro extravasou após conquistar sua 11ª vitória na Fórmula Truck. “Passamos por muitos apuros na primeira metade do ano, muitas dificuldades para conseguir um bom acerto diante da mudança de regulamento. Algumas equipes conseguiram rapidamente um acerto bom, mas a gente ainda estava trabalhando nisso. O caminhão melhorou, sim, mas essa pole e essa vitória até surpreenderam, porque sabemos como são fortes as outras equipes”, admitiu.

Cirino terminou a corrida em segundo, repetindo o resultado obtido nas etapas paranaenses disputadas em Curitiba e Cascavel. “Ainda não consegui o lugar mais alto do pódio, mas estamos evoluindo etapa a etapa. Aqui, deu para ver que o caminhão está bem melhor. É claro que ainda precisa melhorar um pouquinho na corrida, mas estou contente com a evolução da equipe neste ano. A equipe está bem focada, e o resultado é esse”, comentou.

Marques obteve seu segundo pódio no ano – obteve também o terceiro lugar na etapa anterior, em Cascavel. “Eu vinha num começo de ano bem difícil e, por algumas falhas minhas, deixei de estar no pódio em algumas etapas. Eu procurei focar mais e a equipe fez um trabalho fantástico nos caminhões. Fiz uma corrida de estratégia, de atacar na hora certa, quando vi que o Felipe ficou um pouco sem freios. Estou muito feliz, espero manter esse ritmo”, estipulou.

A temporada da Fórmula Truck terá sequência com a sétima etapa do Campeonato Brasileiro, em Córdoba. A prova de 14 de setembro na província argentina valerá, também, como quarta e última etapa do Sul-Americano.

A CORRIDA
Na largada, Roberval Andrade, terceiro no grid, assumiu a vice-liderança ultrapassando Wellington Cirino, enquanto Beto Monteiro manteve-se à frente e começou a abrir vantagem. O caminhão de Débora Rodrigues rodou na pista em meio à disputa por posição momentos antes de João Maistro abandonar com problemas mecânicos. Na segunda volta, Geraldo Piquet e Djalma Fogaça receberam punições por excesso de velocidade no ponto do radar.

Leandro Totti, líder invicto do campeonato, largou em 24º por também ter excedido o máximo de 160 km/h em sua volta durante o treino classificatório de sábado (16). Já ocupava o 12º lugar na quarta volta, quando a prova teve a primeira intervenção da bandeira amarela e do Pace Truck por conta da quebra do Scania de Roberval Andrade, que ficou parado na pista. Dada a relargada, Totti fez mais duas ultrapassagens e entrou no grupo dos dez primeiros.

A segunda intervenção do Pace Truck deu-se a um terço de corrida, por força do regulamento desportivo. Monteiro, Cirino, Giaffone, Paulo Salustiano e André Marques ocupavam as cinco primeiras posições e receberam pontos de bonificação no campeonato – Monteiro, que já havia marcado um ponto pela pole position, receberia também o ponto extra por ter feito a volta mais rápida da corrida, assinalada na décima em 1min42s653, a 123,795 km/h de média.

Dada a relargada após a neutralização, Totti superou Diogo Pachenki e passou a figurar em sexto e passou a pressionar Marques, que tentava tomar a quarta posição de Paulo Salustiano. Totti e Salustiano acabaram envolvidos em um acidente na 12ª volta. O líder do campeonato abandonou a prova por conta das avarias no caminhão; o paulista voltaria à pista depois de trocar um pneu estourado, para abandonar a prova definitivamente quatro voltas mais tarde.

Com o caminhão de Salustiano parado no traçado, o Pace Truck foi acionado pela terceira vez. Na relargada, Monteiro abriu vantagem sobre Cirino para se manter na primeira posição. O resultado da corrida, a partir de então, definiu-se em duas ultrapassagens. Jansen Bueno superou Pachenki na 16ª volta para terminar em quinto e subir ao pódio pela primeira vez; na 20ª, Marques superou Giaffone e assumiu em definitivo a terceira posição.

Resultado final do GP de Santa Cruz do Sul 2014:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1h01min23s931
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, a 1s491
3º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições, a 10s418
4º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições, a 11s750
5º) Jansen Bueno (PR/Scania), Muffatão, a 24s256
6º) Valmir Benavides (PR/Iveco), Scuderia Iveco, a 27s488
7º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 27s764
8º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições, a 30s420
9º) Gustavo Magnabosco (SC/Volvo), ABF Motorsport, a 30s854
10º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, a 31s726
11º) Ronaldo Kastropil (SP/Mercedes-Benz), Santa Carolina Racing Team, a 33s005
12º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, a 34s974
13º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, a 46s241
14º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, a 51s946
15º) Michelle de Jesus (SP/Volvo), ABF Motorsport, a 56s100
15º) Fabiano Brito (PR/Scania), Falsi & Falsi Racing Team, a 58s816
17º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, a 1 volta

NÃO COMPLETARAM
Leandro Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, a 8 voltas
Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 8 voltas
Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, a 9 voltas
Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições, a 12 voltas
Jaidson Zini (SP/Iveco), Dakarmotors, a 13 voltas
Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, a 19 voltas
Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, a 21 voltas
David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, a 23 voltas
João Marcos Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, a 24 voltas
Melhor volta: Monteiro, na 10ª, 1min42s653, média de 123,795 km/h

Após seis etapas, a classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é:

1º) Totti, 152 pontos;
2º) Giaffone, 106;
3º) Cirino, 103;
4º) Monteiro e Andrade, 62;
6º) Piquet, 59;
7º) Marques, 53;
8º) Salustiano, 47;
9º) Cesquim, 38;
10º) Jardim, 31;
11º) Dirani, 27;
12º) Pachenki, 25;
13º) Benavides, 21;
14º) Fogaça, 14;
15º) Mascarello, 13;
16º) Bueno, 12;
17º) Kastropil, 11;
18º) Lopes, 9;
19º) L. Reis e de Jesus, 7;
21º) Magnabosco, 6;
22º) Maistro e D. Muffato, 5;
24º) Rodrigues, 4;
25º) P. Muffato e Zini, 3