Esporte & Cia

Tuesday, Apr 30th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Dirani lidera, mas vitória escapa no Rio de Janeiro

E-mail Imprimir PDF

A primeira vitória na temporada de 2011 da Fórmula Truck escapou por pouco do piloto Danilo Dirani, no domingo (3/4), quando restavam apenas oito voltas para o encerramento da corrida de abertura do Campeonato Brasileiro da categoria, no Rio de Janeiro.

Quinto no grid, o paulista assumiu a liderança da prova na 19a volta e permaneceu na ponta até a 23a passagem, quando deixou a disputa em razão da quebra de uma ponta de eixo. No outro caminhão da equipe, a gaúcha Cristina Rosito recebeu a bandeirada em 11o e marcou pontos, mesmo levando um toque que prejudicou sua segunda corrida na categoria de caminhões.

"Nossa equipe trabalhou muito bem neste fim de semana, conseguindo uma evolução incrível desde os primeiros treinos. Começamos em desvantagem, mas encontramos um bom acerto tanto para o equilíbrio do caminhão quanto para o motor. Tanto que no final da prova eu já estava em condição de administrar a vitória. Foi uma pena termos sofrido essa quebra, mas deixamos o Rio de cabeça erguida pelo bom trabalho de nossa equipe", declarou Danilo Dirani, autor da volta mais rápida da corrida.

Ainda na primeira parte da prova, o piloto paulista assumiu rapidamente a vice-liderança da corrida, mas teve dificuldades para ultrapassar o então líder Roberval Andrade - que, com problemas de motor, passou a soltar óleo pela pista. Sem conseguir acompanhar de perto o ponteiro em razão da perda de aderência provocada pelo óleo, Dirani completou dez voltas a uma distância segura atrás de Andrade, até o piloto abandonar.

Quando assumiu a ponta, foi a vez de Danilo deixar a pista, o que deixou o caminho livre para a vitória de Geraldo Piquet.

"Antes da reforma que extinguiu o trecho norte, o traçado completo do Rio de Janeiro era o meu preferido, então sempre gostei muito de correr aqui. Uma pena estarmos batendo na trave já há dois anos com relação à vitória, já que no ano passado deixamos a disputa logo na largada mesmo partindo da pole position. Mas, como eu disse antes, nossa equipe está de parabéns pelo trabalho realizado aqui. Com certeza estamos no caminho certo na busca pela vitória", encerrou o paulista.

A gaúcha Cristina Rosito voltou a fazer boa corrida em Jacarepaguá. Largando em 15o, ela chegou a ocupar o oitavo lugar da prova mesmo depois de receber um toque de Luiz Pucci e perder rendimento do seu caminhão. Mesmo com o caminhão torto, a gaúcha seguiu na disputa e fechou sua segunda prova na categoria novamente na zona de pontos.

"Por um lado estou muito feliz por ter completado a prova, já que a cada treino e corrida aprendo mais sobre o caminhão e sobre a categoria", disse Cristina. "Foi uma pena termos levado esse toque, porque certamente daria para ter somado mais pontos e ir além do 11o lugar. Me esforcei bastante para chegar ao final mesmo com o caminhão torto, e agora vamos pensar na próxima corrida", declarou a gaúcha.

Para Djalma Fogaça, o trabalho de todo o time foi excepcional nesta etapa do Rio de Janeiro. Por isso, ele acredita que o time estará na briga pelas vitórias nas próximas corridas da Fórmula Truck.

"Saímos dessa etapa com a certeza que todo o time fez um trabalho excelente, e reverteu a situação complicada que tínhamos nos primeiros treinos na sexta-feira, para um caminhão que brigou pela vitória até cerca de dez minutos para o fim da corrida. Certamente temos um caminhão competitivo que vai brigar pela ponta neste ano", completou Fogaça.

Veja como terminou a corrida de abertura
do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em Jacarepaguá

1) Geraldo Piquet (M, DF), 31 voltas em 1:00:49.171 (média de 93,79 km/h)
2) Wellington Cirino (M, PR), a 0.438
3) João Maistro (V, PR), a 1.752
4) Regis Boessio (M, SP), a 4.913
5) Beto Monteiro (I, PE), a 8.625
6) Leandro Totti (M, PR), a 23.859
7) André Marques (V, SP), a 36.422
8) Pedro Muffato (S, PR), a 1:03.318
9) Luiz Pucci (V, RA), a 1:38.110
10) Luiz Lopes (S, SP), a 1 volta
11) Cristina Rosito (F, RS), a 1 volta
12) Diumar Bueno (V, PR), a 1 volta
13) Leandro Reis (S, GO), a 1 volta
14) Debora Rodrigues (W , SP), a 8 voltas
15) Danilo Dirani (F, SP), a 8 voltas
16) Paulo Salustiano (I, SP), a 9 voltas
17) Roberval Andrade (S, SP), a 11 voltas
18) Renato Martins (W, SP), a 12 voltas
19) Valmir Benavides (W, SP), a 19 voltas
20) Fred Marinelli (I, PR), a 22 voltas
21) Zé Maria Reis (S, GO), a 27 voltas

Melhor Volta: Danilo Dirani, 1:33.910 (117,57 km/h)

Legenda: F - Ford / W - Volkswagen / S - Scania / M - Mercedes-Benz / I - Iveco