A participação de Cascavel na sexta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck não se resumiu à sétima colocação conquistada pelo piloto Pedro Muffato na corrida no Autódromo Internacional de Curitiba. O prefeito da cidade, Edgar Bueno, esteve presente ao evento realizado no domingo (6/11), adiantando os contatos com a dirção da categoria visando a realização de uma etapa no Autódromo Internacional de Cascavel em 2012.
Bueno participou, antes da corrida, de uma reunião no box da equipe de Muffato. Tendo em mãos o projeto da obra, explanou com detalhes o trabalho que será feito nos próximos meses para reforma e completa reestruturação da pista, a um grupo formado pela presidente da F-Truck, Neusa Navarro Félix, o diretor operacional da categoria, Roberto Cirino, o presidente da Federação Paranaense de Automobilismo, Rubens Maurílio Gatti, e o próprio Muffato.
"Recebi de quem entende muito do assunto, os diretores da Truck, várias sugestões que poderemos incluir facilmente no nosso planejamento", disse o prefeito, satisfeito com a perspectiva manifestada por Neusa de que Cascavel receba uma das etapas da categoria em julho de 2012. "A Truck foi receptiva ao projeto. Havendo compatibilidade com os compromissos do calendário, a corrida em Cascavel pode acontecer até antes dissoâ", ele acrescentou.
Prestes a completar 45 anos de atuação no automobilismo, Pedro Muffato que também foi prefeito de Cascavel, entre 1973 e 1976, gostou do que viu. "O Edgar Bueno vai entrar para a história por recolocar Cascavel no calendário dos grandes eventos nacionais e internacionais do automobilismo", apostou. "O projeto vai deixar o autódromo de Cascavel no mesmo nível dos principais do Brasil, e o Edgar vai transformar em realidade tudo que está no projeto".
O projeto concebido pela Área de engenharia da Prefeitura de Cascavel destaca o alargamento da pista, que terá largura mínima de 12 metros. Também estão previstas a construção de 36 novos boxes, mudança na topografia do trecho onde está a reta que liga a curva Um ao Bacão e a instalação de uma chicane externa ao Bacião, como opção para diminuição da velocidade dos carros no trecho, um dos mais desafiadores do automobilismo nacional.
O Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, tem destaque na história da Fórmula Truck. Foi lá, em 1987, que aconteceu a primeira corrida de caminhões da história do país. O circuito também acolheu, em 1995, a primeira das provas de demonstração da categoria configurada ao regulamento técnico que teria homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo. A cidade não recebe uma corrida da categoria desde março de 2007.