Roberval Andrade conquistou no sábado (6/7) sua 22ª pole-position na Fórmula Truck. O paulista foi o mais rápido nas duas fases da tomada de tempos classificatóris que definiu em São Paulo (SP), no Autódromo Internacional José Carlos Pace, as posições de largada. A corrida do domingo (7) valerá como quinta etapa do Campeonato Brasileiro e como terceira do Sul-Americano.
É a quinta vez que Andrade comanda o grid em Interlagos, onde esteve em primeiro também nas edições de 2004, 2005, 2009 e 2010. Ele é recordista de vitórias nas provas da Fórmula Truck em Interlagos, onde esteve no degrau mais alto do pódio em 2004, 2006, 2009 e 2010. Em 11 participações na etapa paulista, o dono dos títulos brasileiros de 2002 e 2010 esteve nove vezes no pódio, estatística que ele promete aumentar no GP paulista.
“Interlagos é um lugar que me dá uma motivação a mais, sempre me concentro bastante durante toda a semana da prova. Hoje funcionou de novo”, comemorou. “Por ser uma pista tão longa, é difícil você conseguir encaixar uma volta inteira, e consegui encaixar a volta nas duas fases do treino”, falou. “Foi ótimo, porque tivemos problemas neste ano e, numa fase ruim, assim, você começa a se questionar. Uma pole diminui esse nível de cobrança”.
Os metros finais da volta que conferiu a pole-position a Andrade foram marcados pela quebra do motor de seu caminhão. “Senti que o motor já vinha ‘amarrando’ no último trecho da pista, e terminou de quebrar assim que cruzei a linha de chegada. A equipe já começou a providenciar a troca do motor para amanhã, o que não preocupa. A nossa preocupação é com o desgaste que os caminhões sofrem aqui. Poupar equipamento é fundamental”.
Andrade foi 0s154 de segundo mais rápido que o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, que repetiu o segundo lugar no grid – foi esta sua posição de largada na etapa paulista de 2012. “Bati na trave de novo”, sorriu. “Os tempos estão muito próximos, isso sugere bastante equilíbrio. O que pode me ajudar é o fato do caminhão ter um ritmo muito bom de corrida. O nível de consistência do Iveco é alto, o que em Interlagos pode fazer a diferença”.
Vencedor da corrida no ano passado, Leandro Totti fará sua primeira participação em Interlagos com um Volkswagen-MAN. Ele larga em terceiro. “Foi um bom resultado, e tenho certeza de que vamos brigar pela vitória. Nosso ritmo de prova costuma ser tão bom quanto o da classificação, como deu para ver em Goiânia”, falou o paranaense, citando a corrida de junho, quando largou em último e subiu ao pódio em terceiro lugar.
Paulo Salustiano complementa a primeira fila do grid, em quarto. Líder do Campeonato Brasileiro e vice do Sul-Americano, o paulista enfrentou problemas no quarto e último treino livre. “Depois da quebra, acertamos o caminhão com uma margem ampla de segurança. Perdi mais de 5 km/h de velocidade para a tomada de tempos”, revelou. “O negócio é fazer uma corrida de chegar, para marcar pontos pensando no campeonato”.
O gaúcho Régis Boessio, que empata com Salustiano na liderança do Campeonato Brasileiro e comanda a pontuação do Sul-Americano, vai largar em 16º. “Quando fui abrir minha volta rápida, percebi um pequeno problema no caminhão e diminuí o ritmo para não danificar ainda mais o equipamento todo”, disse o piloto da ABF Desenvolvimento Team. “Largando da oitava fila, não tem o que pensar. É vir para cima de todo mundo”.
A corrida acontece a partir das 14h do domingo (7).
O grid definido no treino classificatório em Interlagos é o seguinte:
TOP QUALIFYING
1º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 2min01s867
2º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 2min02s021
3º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 2min02s171
4º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min02s338
5º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 2min02s362
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 2min02s832
7º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 2min02s954
8º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 2min03s226
TREINO CLASSIFICATÓRIO
9º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min04s219
10º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 2min04s567
11º) André Marques (SPMAN), RM Competições-MAN Latin America, 2min05s224
12º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 2min05s354
13º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 2min05s960
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 2min05s964
15º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 2min06s072
16º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 2min06s511
17º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 2min06s964
18º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 2min07s922
19º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 2min09s788
20º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 2min11s382
21º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, sem tempo
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, sem tempo
23º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, sem tempo
24º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, desclassificado/radar
25º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, desclassificado/fumaça
26º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 2min09s214
Média do 1º: 127,289 km/h