A disputa por vitórias no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck não se restringe aos títulos de pilotos. Pela 11ª temporada consecutiva a categoria tem em vigor o campeonato entre marcas. Das seis montadoras que compõem o grid, quatro já obtiveram o título, atribuído à maior pontuação de seus pilotos segundo um regulamento distinto. Ford, Scania, Mercedes-Benz e Volkswagen revezaram os dez títulos postos em disputa entre 2004 e 2013.
A MAN, que substituiu a Volkswagen para efeito de campeonato, lidera a atual temporada com 136 pontos, 28 de vantagem sobre a Mercedes-Benz. As duas montadoras lideram o ranking de títulos, com quatro cada, e preparam-se para a sequência da disputa pela liderança neste domingo (8) na quarta das dez etapas previstas no calendário. A corrida será disputada no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF).
O Campeonato Brasileiro de Marcas da Fórmula Truck considera todos os pontos eventualmente conquistados pelos três pilotos de melhor colocação de cada montadora ao término de uma corrida – pontos de bonificação por pole position, volta mais rápida ou posição no momento da intervenção programada do Pace Truck cada corrida não são computados. O sistema de pontuação é o mesmo do campeonato de pilotos, que premia os 14 primeiros colocados.
O máximo possível a cada marca por etapa é de 62 pontos, total que perfaz as três primeiras posições – são 25 pontos para o vencedor, 20 para o segundo colocado e 17 para o terceiro. A líder MAN esteve próxima do proveito total na terceira etapa, disputada no dia 18 de maio em São Paulo (SP), onde pontuou com a vitória de Leandro Totti, o segundo lugar de Felipe Giaffone e a quarta posição de Adalberto Jardim, campanha que totalizou 59 pontos.
MAN e Mercedes-Benz são únicas montadoras que lançam seus pilotos à disputa podendo finalizar o GP Petrobras na liderança do campeonato. Em terceiro na tabela de classificação aparece a Scania, com 57 pontos. A Iveco é a quarta colocada com 41 pontos, seis a mais que a Volvo. A Ford completa a classificação, com 12 pontos somados nas três primeiras corridas, disputadas desde março nas pistas de Caruaru (PE), Curitiba (PR) e São Paulo.
A Ford foi a primeira campeã brasileira de marcas da Fórmula Truck, em 2004. A Scania conquistou o título em 2005. A Mercedes-Benz foi a campeã de 2006, 2008, 2012 e 2013. A Volkswagen, inscrita desde o ano passado como MAN, obteve o campeonato em 2007, 2009, 2010, 2011. Pelo Sul-Americano, que cumpre sua quinta temporada, a Volkswagen foi tricampeã entre 2010 e 2012. No ano passado o título foi da Iveco.
OS PILOTOS
A MAN atua na Fórmula Truck com os cinco pilotos da RM Competições-MAN Latin America – os paranaenses Totti e Débora Rodrigues e os paulistas Giaffone, Jardim e André Marques. A Mercedes-Benz é defendida pelo paulista Ronaldo Kastropil, da Santa Carolina Racing Team; o paranaense Wellington Cirino e o brasiliense Geraldo Piquet, da ABF-Santos; o paranaense Marcello Cesquim e o paulista Paulo Salustiano, parceiros na ABF Racing Team.
A Ford também tem cinco pilotos inscritos. Pela DF Racing Fans correm o paulista Djalma Fogaça, o mato-grossense Raijan Mascarello e o paranaense David Muffato; a Original Reis Competições é defendida pelos goianos José Maria Reis e Leandro Reis. A Iveco tem o paulista Valmir “Hisgué” Benavides e o pernambucano Beto Monteiro, ambos da Scuderia Iveco, o paulista Luiz Lopes, da Lucar Motorsports, e o paranaense Jaidson Zini, da Dakarmotors.
Dos quatro pilotos de caminhões Volvo, três são paranaenses: João Maistro e Diogo Pachenki, da Copacol Clay Truck Racing, e Fabiano Brito, da ABF Motorsport, equipe que conta ainda com a paulista Michelle de Jesus. As equipes da Scania são a Ticket Car Corinthians Motorsport, inscrita com os paulistas Roberval Andrade e Danilo Dirani, e a Muffatão, que participa da Fórmula Truck com os paranaenses Pedro Muffato e Jansen Bueno.