Esporte & Cia

Thursday, Apr 18th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Fórmula Truck: Paraná faz a festa em Brasília

E-mail Imprimir PDF

A Fórmula Truck realizou neste domingo (8) a corrida mais emocionante da temporada 2014. A quarta etapa, disputada no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, teve vitória do paranaense Leandro Totti, da Volkswagen, que chegou a quatro vitórias consecutivas. Ele travou uma batalha árdua durante toda a prova com o companheiro de equipe Felipe Giaffone, que cruzou a linha de chegada em segundo.

O Paraná colocou quatro pilotos entre os dez primeiros colocados da etapa, disputada sob forte calor. Destaque para Marcello Cesquim, do caminhão #90 da ABF Competições, que por pouco não conquistou o primeiro pódio dele na categoria, logo em sua temporada de estreia. O paranaense apoiado pela Actioil chegou na sexta posição e subiu para oitavo no campeonato.

Ele continua como o melhor estreante da temporada e continua trabalhando para se adaptar o mais rápido possível ao caminhão, depois de passar por categorias de acesso da Stock Car. "Está sendo um aprendizado a cada corrida. Sinceramente, não esperava ‘beliscar’ o pódio já na quarta corrida do ano", comemora Cesquim - um dos poucos pilotos a somar pontos em todas as etapas deste ano.

Logo no início da prova, um grave acidente na quinta volta envolvendo os caminhões de João Maistro, Luiz Lopes, Ronaldo Kastropil, Jaidson Zini, Adalberto Jardim, David e Pedro Muffato provocou uma bandeira vermelha.

Por pouco, Cesquim não se envolveu na batida. "Tive que tirar o pé e desviar para não ser jogado no muro. Nessa mesma volta, acabei me enroscando com outro caminhão e tive que ir para os boxes para trocar o pneu", relembra. Essa parada foi determinante para o piloto ficar fora do pódio.

Mesmo assim, o balanço foi positivo. "O caminhão andou bem durante toda a prova, apesar do calor e do asfalto abrasivo aqui de Brasília", destaca Cesquim, que inicia o trabalho de preparação visando à etapa de Cascavel, marcada para 20 de julho.

RESULTADO QUARTA ETAPA - BRASÍLIA - 10 primeiros

1º) 73 - Leandro Totti (Volkswagen, PR), 39 voltas em 1:00:10.955
2º) 4 - Felipe Giaffone (MAN , SP), a 0.311
3º) 15 - Roberval Andrade (Scania , SP), a 12.219
4º) 55 - Paulo Salustiano (Mercedes , SP), a 21.178
5º) 72 - Djalma Fogaça (Ford , SP), a 27.350
6º) 90 - Marcello Cesquim (Mercedes , PR), a 29.635
7º) 80 - Diogo Pachenki (Volvo , PR), a 36.229
8º) Michelle de Jesus (Volvo, SP), a 48.284
9º) 71 - Raijan Mascarello (Ford , MT), a 2 voltas
10º) 6 - Wellington Cirino (Mercedes , PR), a 4 voltas
Melhor volta: Leandro Reis - 1min13s231 (média de 143,5 km/h)