Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Beto Monteiro e Roberval comandam grid no Velopark

E-mail Imprimir PDF

Roberval Andrade começou os treinos classificatórios para a oitava etapa do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck, neste sábado (9) no autódromo gaúcho do Velopark, assumindo um favoritismo. Na primeira fase das atividades, conseguiu a volta mais rápida de todo o fim de semana. Na Superpole, contudo, foi o pernambucano Beto Monteiro quem garantiu o direito de largar da pole-position na corrida deste domingo (10).

Na primeira fase do treino classificatório, Andrade cobriu os 2.278 metros do traçado em 1min08s908, com média de 119,010 km/h. Na Superpole, que leva à pista os oito pilotos mais rápidos, seu tempo foi de 1min10s165, com média de 116,878 km/h. “Foi excesso de confiança. O caminhão está muito rápido, só faltou eu acertar a volta, o que não consegui”, lamentou o paulista, que compete na F-Truck pela Scania Corinthians Motorsport.

Andrade admite ter sido muito conservador na abertura da volta rápida na Superpole. “Fui muito cauteloso na primeira curva e tentei compensar na saída, já era tarde. Só ali perdi seis décimos (de segundo) em relação à volta da primeira parte do treino”, detalhou. “Não estou triste. Talvez esteja um pouco desapontado, porque eu tinha caminhão para conseguir a pole com alguma facilidade”, avaliou o paulista, terceiro na classificação do campeonato.

O piloto da Scania Corinthians Motorsport obteve três poles em 2010, nas etapas de Guaporé, São Paulo e Buenos Aires. Ele é o único com mais de uma vitória – ganhou três vezes, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Londrina. “Se eu saísse na pole, poderia administrar melhor a corrida. Assim meu risco aumenta um pouco, o caminho para a vitória já não é o mais curto. A parte boa é que saio à frente dos meus adversários na briga pelo título”, disse.

O paulista Felipe Giaffone, da Volkswagen, líder do campeonato com 137 pontos, teve problemas na Superpole e sai em oitavo. Valmir “Hisgué” Benavides, seu companheiro de equipe, é vice-líder com 117 e parte em quarto. Andrade tem no caminhão número 100 as logomarcas de Scania, Knorr-Bremse, Banco PanAmericano, Guerra, Mann, Superpar, Ibero Eixos, Nino Faróis, KS, ZF, Frum, Truckvan, Tanesfil, Cia. Athetica, Fix Implementos e Yamaha.

A pole-position conquistada por Monteiro no Velopark é a primeira de um caminhão Iveco na Fórmula Truck. A oitava etapa do Sul-Americano e Brasileiro terá largada às 14h10 deste domingo. A corrida no Velopark terá transmissão ao vivo da Rede Bandeirante, com geração de imagens da paranaense Master TV. O grid definido na tarde deste sábado é o seguinte:

Superpole
1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min09s927
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), Scania Corinthians Motorsport, 1min10s165
3º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, 1min10s516
4º) Valmir Benavides (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min10s645
5º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min10s815
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Competições, 1min10s886
7º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, 1min25s215
8º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, sem tempo
Treino classificatório
9º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min10s472
10º) Adalberto Jardim (SP/Volvo), AJ5-Boessio Competições, 1min10s501
11º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF Competições, 1min10s640
12º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min11s284
13º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min11s670
14º) Andersom Toso (RS/Ford), Ford Racing Trucks, 1min11s977
15º) Diumar Bueno (PR/Volvo), ABF Competições, 1min12s031
16º) Cristiano da Matta (MG/Iveco), Scuderia Iveco, 1min12s184
17º) Fabiano Brito (PR/Ford), ABF Competições, 1min12s297
18º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), Mercalf Competições, 1min12s342
19º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min12s419
20º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 1min12s705
21º) André Marques (SP/Scania), RVR Motorsport, 1min22s293
22º) Vignaldo Fízio (SP/Ford), ABF Competições, sem tempo
23º) Bruno Junqueira (MG/Ford), Ford Racing Trucks, sem tempo
24º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, desclassificado/radar
25º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks, sem tempo