Esporte & Cia

Saturday, May 04th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Monteiro conquista pole da Truck em Santa Cruz

E-mail Imprimir PDF

Em um treino classificatório marcado pela instabilidade do clima, Beto Monteiro comemorou no sábado (26/02) a conquista da segunda pole-position da Scuderia Iveco no Campeonato Sul- Americano e Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto pernambucano vai comandar o grid da primeira etapa da temporada, neste domingo (27) no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. A largada será dada às 13h.

Na Superpole, Monteiro foi 0s492 mais rápido que Felipe Giaffone, piloto da RM-Volkswagen, que larga em segundo. A fase decisiva da tomada de tempos transcorreu com condições climáticas e de pista similares aos oito classificados. A fase inicial da disputa foi marcada pela instabilidade. O treino foi aberto com os 3.530 metros do traçado gaúcho encharcados pela chuva de momentos antes. Os pilotos tiveram dificuldade para se manterem na pista.

O primeiro a entrar na pista, conforme sorteio, foi o paulista Luiz Lopes, um dos estreantes de 2011. “Parece que tudo aconteceu ao mesmo tempo. Fui o primeiro a entrar na pista, logo no meu primeiro treino classificatório, com a pista molhada e a chuva voltando bem na hora em que eu ia entrar”, descreveu o piloto. “Confesso que tive receio. Eu queria fazer uma volta limpa, tranquila”, descreveu o paulista de 46 anos.

Lopes vai largar em 15º para sua primeira corrida. “Fui bem conservador e fiz uma volta até boa para aquelas condições. Basta ver que pilotos com muita experiência tiveram problemas”, ilustrou o. Os paranaenses Pedro Muffato e Wellington Cirino, que foram à pista logo depois dele, saíram do traçado na curva Dois e bateram no muro de proteção.

Observando que “a estreia mesmo será na corrida” e manifestando uma boa expectativa, Lopes estará, no grid gaúcho, à frente de seu parceiro na Ticket Car Corinthians Motorsport, Roberval Andrade. Sétimo colocado na primeira fase do treino classificatório, Andrade acabou fora da Superpole por conta do excesso de fumaça de seu caminhão. “Foi problema com o catalisador. Uma pena, mas tenho caminhão para buscar uma recuperação na corrida”, disse.

Atual campeão, Andrade passa a ter em seu caminhão o número 1. Foi ele o vencedor da única corrida da Truck disputada no autódromo de Santa Cruz do Sul, em 2008. O grid definido nos procedimentos classificatórios deste sábado para a primeira das 10 etapas da temporada da Fórmula Truck foi o seguinte:

Superclassificação

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min48s764
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min49s256
3º) Valmir Benavides (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min49s806
4º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min50s261
5º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min52s296
6º) Danilo Dirani (SP/Ford), DF Motorsport, 1min55s668
7º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Mercedes-Benz, sem tempo
8º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Peças, sem tempo

Treino classificatório

9º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 2min05s604
10º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 2min05s943
11º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Mercedes-Benz, 2min07s360
12º) Adalberto Jardim (SP/Ford), AJ5 Motorsport, 2min07s545
13º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 2min07s842
14º) André Marques (SP/Volvo), TNT Energy Team, 2min11s045
15º) Luiz Lopes (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 2min12s519
16º) Luis Pucci (ARG/Volvo), TNT Energy Team, 2min12s957
17º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 2min26s534
18º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão Racing, 7min29s036
19º) Paulo Salustiano (SP/Iveco), Scuderia Iveco, desclassificado
20º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, desclassificado
21º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Peças, desclassificado
22º) Cristina Rosito (RS/Ford), DF Motorsport, sem tempo