Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Rosito conquista sua melhor posição de largada na F-Truck

E-mail Imprimir PDF

A cidade de Guaporé, a cerca de 200 km de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, recebeu na tarde deste sábado (09/10) o treino classificatório para a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Correndo em seu estado natal, a piloto gaúcha Cristina Rosito conquistou sua melhor posição de largada na categoria em que faz seu ano de estreia. A bordo do caminhão numeral 71 da equipe Ford Racing Trucks, Cristina larga neste domingo na sétima posição, abrindo a quarta fila do grid.

Depois de uma sexta-feira de céu aberto e muito calor em Guaporé, o sábado amanheceu com tempo encoberto. A chuva começou a cair ainda no início do treino classificatório e desafiou os pilotos na pista molhada dos 3.080 metros de traçado do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barros.

Uma das primeiras a encarar a pista molhada, Cristina logo se estabeleceu na quinta posição da primeira fase do classificatório. Assim, integrou o grupo de oito pilotos que volta à pista para a segunda fase da sessão, chamada Top Qualifying, onde ficou com o sétimo tempo - e se tornou a primeira piloto mulher a passar para parte decisiva do treino no ano de estreia da categoria.

"Estou muito feliz pelo resultado. Correr no Rio Grande do Sul, como eu já tinha dito, é muito especial para mim. E conquistar agora minha melhor posição no grid em casa, vai ficar guardado na memória. Espero que este tenha sido apenas o primeiro de muitos Top Qualifyings na Fórmula Truck", ressaltou Cristina Rosito, que aposta um em outro bom resultado no domingo. "Meu objetivo é terminar a corrida entre os 10 melhores", destacou.

Se para Cristina Rosito a chuva foi ponto chave para a conquista do resultado, para o paulista Danilo Dirani, seu companheiro na equipe Ford Racing Trucks, a condição do clima prejudicou um treino classificatório que era aguardado com ansiedade.

Nas quatro sessões de treinos livres realizadas entre sexta-feira e a manhã de sábado em Guaporé, Danilo teve como pior resultado um segundo lugar. Nos três primeiros ensaios ele ficou com a segunda melhor marca e liderou a última sessão antes da tomada de tempos.

Na sessão classificatória, porém, Danilo entrou na pista justamente no momento de maior intensidade de chuva - que parou poucos minutos depois do vice-campeão sul-americano completar sua volta. Assim, Dirani sai da 15ª posição do grid neste domingo.

"Foi uma pena, mas faz parte do jogo. A vez de cada piloto entrar na pista é definida pela ordem do campeonato, sendo que os primeiros saem na parte final do treino. Infelizmente peguei o momento de mais chuva, ou seja, a pior condição de pista", comentou o paulista. "Mas temos um caminhão muito rápido em Guaporé e podemos fazer uma grande corrida no domingo. Vou me concentrar para buscar a melhor posição possível e, quem sabe, mais um pódio", completou o piloto.

A corrida de Guaporé da Fórmula Truck, válida pela quinta etapa do Campeonato Brasileiro da categoria, será disputada neste domingo a partir das 13h.

Confira a ordem de largada:

1) Diumar Bueno (V, PR), 1:28.983, média de 124,60 Km/h
2) Vignaldo Fizio (M, SP), a .034
3) Adalberto Jardim (W, SP), a .434
4) Valmir Benavides (W, SP), a 1.915
5) Roberval Andrade (S, SP), a 1.973
6) Pedro Muffato (S, PR), a 2.262
7) Cristina Rosito (F, RS), a 4.564
8) Débora Rodrigues (W, SP), penalizada no Top Qualifying por excesso de velocidade no trecho de radar
9) Felipe Giaffone (W, SP), 1:37.770
10) Leandro Totti (M, PR), 1:38.766
11) Wellington Cirino (M, PR), 1:39.319
12) Geraldo Piquet (M, DF), 1:39.395
13) Regis Boessio (M, SP), 1:39.922
14) Paulo Salustiano (I, SP), 1:40.011
15) Danilo Dirani (F, SP), 1:41.453
16) João Maistro (V, PR), 1:41.583
17) Renato Martins (W, SP), 1:41.606
18) André Marques (V, SP), 1:42.517
19) Beto Monteiro (I, PE), 1:48.292
20) Fred Marinelli (I, PR), 1:51.668

Legenda: F - Ford / W - Volkswagen / S - Scania / M - Mercedes-Benz / I - Iveco