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De volta, Piquet admite estratégia de “tudo ou nada”

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Geraldo Piquet está de volta ao grid da Fórmula Truck. Ausente das duas primeiras corridas da temporada, disputadas nas pistas do Velopark (RS) e de Jacarepaguá (RJ), o piloto brasiliense reassumirá o caminhão número 3 da partir da terceira corrida, marcada para dia 6 de maio no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE). A corrida valerá pontos pelos campeonatos Sul-Americano e Brasileiro da categoria.

Piquet não disfarça a euforia por voltar a pilotar. “Cumpri minhas duas corridas de afastamento e agora tudo volta ao normal. Durante esse tempo eu acompanhei tudo da categoria, mas não pilotei o caminhão, e não vejo a hora de entrar na pista de novo, de experimentar o caminhão novo, de voltar a lutar por vitórias”, afirma o piloto. Nas duas primeiras provas do ano, seu substituto foi Christian Fittipaldi, que disputar regularmente a Copa Fiat.

A desvantagem matemática decorrente da ausência nos dois primeiros grids do ano não afugenta Piquet da meta de conquistar seu primeiro título na Truck. “Vou começar o trabalho com duas corridas atrás dos outros e, assim, a coisa tem de acontecer meio na base do ‘tudo ou nada’. Se as coisas derem certo desde o início, vou brigar pelo campeonato, sim. Só que o espaço para erros e problemas, nessa circunstância, é bem menor”, pondera.

O brasiliense, vice-campeão brasileiro da Truck em 2008, vê especial importância numa adaptação rápida sua ao novo caminhão da Mercedes. “O modelo do caminhão é o mesmo do ano passado, mas a construção desse novo caminhão trouxe algumas mudanças no projeto do chassi. Ainda não pilotei o caminhão, que só ficou pronto em janeiro, mas se eu me entender bem com ele os resultados vão vir rapidamente”, compromete-se.

Trabalhar na confiabilidade do equipamento é a prioridade apontada por Geraldo Piquet. “No ano passado, na primeira metade do campeonato, nós não tínhamos caminhões tão rápidos, mas eram muito confiáveis, e com isso nós dois ganhamos corridas”, lembra, citando sua vitória no Rio de Janeiro e a de Wellington Cirino, seu companheiro de equipe, em Goiânia. “Agora, temos caminhões muito rápidos, falta um pouquinho de resistência”.

Foi com o caminhão de Piquet que Fittipaldi conquistou a pole-position em sua segunda participação na Truck. “O Christian realmente pegou a mão do negócio de uma forma muito rápida, eu acompanhei de perto todo o trabalho dele na primeira corrida. E o que ele mostrou foi importante para o caminhão da equipe ser, hoje, um dos mais rápidos da categoria. Meu campeonato só vai começar agora, e quero aproveitar ao máximo cada corrida”, diz.

A prova de 6 de maio em Caruaru será a terceira etapa do Brasileiro e segunda do Sul-Americano de F-Truck. As duas competições têm Beto Monteiro como líder. O pernambucano da Scuderia Iveco comanda a tabela nacional com 60 pontos, contra 34 dos vice-líderes Felipe Giaffone e André Marques, ambos da Volkswagen. Na competição continental, ele tem 30 pontos. Giaffone, vice, soma 22.