Esporte & Cia

Thursday, Apr 25th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Tudo pronto para a etapa da F-Truck em São Paulo

E-mail Imprimir PDF

A Volkswagen terá dois caminhões entre os cinco primeiros colocados do grid de largada da prova de São Paulo, que será disputada no domingo (8/7), em Interlagos, válida como quinta etapa do Campeonato Brasileiro e terceira e penúltima do Sul-Americano de Fórmula Truck.

Adalberto Jardim larga na segunda fila após registrar o quarto melhor tempo no Top Qualifying disputado mo sábado (7), em São Paulo. Logo atrás, abrindo a terceira fila na quinta colocação, estará seu companheiro de equipe, André Marques, o vice-líder do campeonato Sul-Americano.

"Tendo em vista as dificuldades que geralmente enfrentamos nesta pista, largar na segunda fila nos deixa otimista em fazer uma boa prova amanhã, porque nosso caminhão tem um ótimo ritmo de corrida. A prova em Interlagos exige um conjunto muito resistente, um de nossos pontos fortes", diz Jardim, que tem 21 pontos no Sul-Americano e ocupa a quinta colocação.

Marques espera que um bom resultado amanhã o deixe em condições de lutar pelo título sul-americano na corrida de decisão do campeonato, em Córdoba, na Argentina. Ele está em segundo na tabela (com 41), 8 a menos que o líder. "Nosso objetivo para este sábado era estar no top-5 e conseguimos isso, então estou otimista para subir no pódio na corrida de amanhã e chegar em Córdoba em condições de ser campeão da Fórmula Truck, o que seria o ponto alto de um ano de realizações, como vem sendo a temporada 2012", afirma o jovem piloto.

Vencedor da última corrida em São Paulo e atual campeão Brasileiro e Sul-Americano da Fórmula Truck, Felipe Giaffone larga na sexta fila, na 11ª colocação.

"Como todos sabem, estamos sofrendo com a mudança no regulamento deste ano, que nos impôs modificações na bomba injetora, e foi justamente este o problema que enfrentei ao longo de todos os treinos e também hoje. De qualquer maneira, temos um caminhão para lutar entre os três primeiros na corrida de amanhã e buscar uma recuperação no campeonato", relata Giaffone, que está em quarto no Sul-Americano (com 23 pontos) e sexto no Brasileiro (com 38 pontos).

Piloto e chefe da equipe oficial da MAN Latin America, Renato Martins fez o 14º tempo no classificatório. "Da sexta posição para trás, tudo foi muito apertado. Nossa expectativa continua boa para amanhã, porque nosso caminhão tem bom desempenho de corrida", diz Martins,

Débora Rodrigues, que cravou sua melhor volta em 2min06s073, queimou o radar de 160 km/h e, com isso, sairá do fim do pelotão. "Fiquei chateada por queimar o radar por menos de 1 km/h, mas tenho confiança que vou recuperar amanhã", conta Débora, a única mulher a competir na Truck.

ATENÇÃO - ALTERAÇÕES NO GRID = Atualização de 25h15min:

Duas punições oficializadas no início da noite do sábado (7/7) pelos comissários técnicos da Fórmula Truck consolidaram mudanças no grid do GP Petrobras, quinta etapa do Campeonato Brasileiro e terceira do Sul-Americano. Os paulistas Pedro Gomes, sexto colocado no grid pelo resultado da tomada de tempos, e Paulo Salustiano, 12º, tiveram seus tempos de volta anulados. A corrida será disputada neste domingo (8) em São Paulo.

Gomes, piloto da 72 Sports, foi desclassificado pelo artigo quinto do regulamento técnico da Truck, que estabelece parâmetros para a bitola do eixo dianteiro. A desclassificação de Salustiano, que defende a Volvo, justifica-se pelo artigo 14 do mesmo regulamento, dirigido a aspectos técnicos sobre a refrigeração do equipamento. Pedro vai alinhar o Ford número 43 em 22º lugar no grid, uma posição à frente do Volvo número 55 de Salustiano.

A quinta etapa do Campeonato Brasileiro e terceira do Sul-Americano de Fórmula Truck, terá largada às 13h deste domingo.

O grid  consideradas as punições aplicadas a Gomes e Salustiano, passa a ser o seguinte:

Top Qualifying
1º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 2min02s428
2º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 2min02s505
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 2min02s701
4º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, 2min02s902
5º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 2min03s172
6º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, desclassificado/radar
7º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, sem tempo

Treino classificatório
8º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 2min03s913
9º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 2min03s926
10º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 2min04s052
11º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 2min04s331
12º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 2min04s390
13º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 2min04s720
14º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 2min05s235
15º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 2min05s933
16º) Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, 2min06s176
17º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 2min06s634
18º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 2min06s664
19º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 2min07s010
20º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min07s044
21º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, desclassificação por radar
22º) Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, desclassificação técnica
23º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, desclassificação técnica
Média do 1º: 126,706 km/h