Esporte & Cia

Thursday, Apr 18th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Giaffone é pole na etapa argentina da F-Truck

E-mail Imprimir PDF

Campeão no ano passado, Felipe Giaffone conquistou no sábado (8/9) a pole-position para a quarta e última etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. A corrida será disputada neste domingo (9) no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na província argentina de Córdoba. Ao lado de Giaffone na primeira fila do grid estará o paulista Roberval Andrade.

O pernambucano Beto Monteiro, líder da competição, foi o mais rápido na primeira fase do treino classificatório da decisiva etapa na Argentina. No Top Qualifying, que confrontou os oito primeiros colocados na atividade, ele excedeu o limite de velocidade no ponto da pista onde há um radar limitando-a em 160 km/h, teve seu tempo de volta anulado e estará em oitavo lugar no grid. Na pista, ele havia conquistado a segunda posição no grid.

“Ter um caminhão bem acertado fez toda a diferença. O jeito da pista é para os caminhões grandes, mas hoje um bom acerto vale mais que o tipo do circuito”, declarou Giaffone, que pilota Volkswagen, considerando um dos modelos “pequenos” da Truck, por pesar menos e ter motor de nove litros – quatro marcas têm motores acima de 12 litros. O piloto está em sétimo lugar na classificação do Sul-Americano, com 31 pontos.

“A gente está se recuperando do início de campeonato ruim, foi uma fase em que a gente achou que não daria para recuperar o terreno perdido”, lembrou Giaffone, que venceu a etapa argentina da Fórmula Truck em 2009, na pista de Buenos Aires. “Estou com o caminhão muito rápido, tomara que seja consistente para a corrida. Isso tudo é resultado de um trabalho da equipe e dos engenheiros da Volkswagen”, atribuiu.

Andrade, segundo no grid, igualou seu melhor desempenho de 2012 em treinos classificatórios. “Está de bom tamanho, fiquei satisfeito”, avaliou. “Eu perdi uns quatro décimos de segundo em uma curva na minha volta, mas mesmo se não tivesse cometido aquele erro não daria para chegar no tempo do Felipe”, admitiu o piloto corintiano. “Vou apostar em uma largada atrevida, como as que costumo fazer. A diferença pode estar aí”, sugeriu.

Terceiro no grid, Totti mostrou certa decepção pelo resultado. “Eu tinha caminhão para fazer a pole, mas errei na curva Três e perdi um bom tempo. O negócio, amanhã, vai ser a disputa direta com o Beto e o André”, falou o piloto da ABF Racing Team, que venceu as três últimas corridas da temporada, nas pistas de Goiânia, Interlagos em Cascavel. “Aqui eu nem penso em vitória, só penso em chegar na frente deles. Isso vale título”, lembrou.

Monteiro chegou a aparecer em segundo no grid ao término do Top Qualifying, mas teve seu tempo anulado pelo excesso de velocidade ao radar. “O painel do meu caminhão apagou no momento em que freei para cumprir o radar, fiquei sem referência. Tentei reduzir a velocidade na sensibilidade, mas freei pouco”, lamentou. “Na corrida, vou trabalhar para ficar na frente do André e para me aproximar ao máximo do Totti, pelo título”, estipulou.

A combinação de posições suficiente à conquista do título também é a chave da estratégia de Marques, que enfrentou problemas de motor durante o fim de semana. “De ontem para hoje melhorou bastante, parece que está tudo resolvido. Vou ter que ganhar do Beto, e para isso vou ter que atacar, mas com consciência. Vou correr contra o Beto e contra o Totti, e minha aposta é na durabilidade do equipamento”, resumiu o vice-líder do Sul-Americano.

O GP  que define o título do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck, terá largada às 13 horas deste. O grid definido nos treinos classificatórios, ainda dependendo de homologação dos comissários técnicos e desportivos, é o seguinte:

Top Qualifying
1º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min31s331
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min31s630
3º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min31s649
4º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min31s655
5º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min32s381
6º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min32s772
7º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min33s420
8º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, sem tempo
Treino classificatório
9º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM-Competições, 1min33s001
10º) Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, 1min33s213
11º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min33s359
12º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, 1min33s514
13º) Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, 1min33s598
14º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min33s723
15º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min33s797
16º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min33s987
17º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min34s554
18º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min35s565
19º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min35s916
Média do 1º: 145,488 km/h