Esporte & Cia

Friday, Apr 26th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Giaffone domina treinos da F-Truck em Guaporé

E-mail Imprimir PDF

Ficou por conta de Felipe Giaffone o destaque das sessões de treinos que abriram na sexta-feira (12/10) a programação da oitava e antepenúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Com seu Volkswagen, o paulista tricampeão foi o mais rápido nas duas sessões no Autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS), onde no domingo (14/10) será disputada a corrida.

“Terminar o dia na frente é sempre bom, mas eu acho que amanhã os treinos vão ser ainda mais apertados. É só observar que liderei os dois treinos, mas as diferenças foram muito pequenas, centésimos de segundo”, observou Giaffone. No primeiro treino do dia, ele ficou 0s009 à frente do gaúcho Régis Boessio, que terminou em segundo. Na última sessão, sua vantagem sobre o paranaense Leandro Totti, segundo, foi de 0s049.

Giaffone prevê que a disputa pela pole-position na tomada de tempos possa oferecer condições bastante parecidas a cinco ou seis pilotos. Ele cita o pernambucano Beto Monteiro e o paulista Roberval Andrade, terceiro e quinto no resultado geral desta sexta, como adversários que podem evoluir. “Eu tenho chance de ser pole, mas largar da terceira fila do grid, nas circunstâncias que temos aqui, seria um resultado normal”, considerou.

Totti, líder do campeonato, foi o segundo mais rápido do dia. “O nosso caminhão está muito bom aqui, como tem sido bom em todas as pistas”, falou o piloto que corre com um caminão Mercedes-Benz. “Estou muito contente, mesmo, com o meu equipamento. Mantivemos o mesmo acerto das últimas etapas, não estamos inventando nada. Essa é a nossa estratégia para manter a liderança e quem sabe para conseguir essa pole”, continuou.

Vice-líder do campeonato com 105 pontos, 24 a menos que Totti e seis à frente de Giaffone, Monteiro chamou atenção para o equilíbrio. “Está mesmo muito apertado, você vê que temos quatro ou cinco pilotos em tempos de volta muito próximos”, frisou o piloto da Scuderia Iveco. “Está difícil eu ser o mais rápido aqui, mas a expectativa é boa. O caminhão vem se portando bem, e na corrida a situação é diferente. Vamos estar bem para a corrida’, apostou.

Único piloto gaúcho no grid da Truck, Boessio foi o quarto mais rápido do dia. No treino da manhã, ficou em segundo, a menos de um centésimo de Giaffone. “A nossa expectativa é de estar andando bem durante todo o fim de semana, e ainda temos bastante para crescer amanhã. Ainda não colocamos no caminhão tudo que temos guardado, vamos colocar para amanhã e vamos estar muito rápidos no treino classificatório”, prometeu.

Tendo o apoio da participativa torcida do Rio Grande do Sul, o piloto mostra-se bastante convicto de que vai pôr fim ao que define como um tabu. “Vamos largar entre os cinco primeiros e terminar entre os cinco primeiros, tenho certeza de que vou fazer isso. Corro aqui com a Truck há cinco anos, e nunca consegui um resultado legal. Botamos na cabeça que esse vai ser o nosso ano em Guaporé”, declarou.

Andrade, piloto com um Scania, fechou o dia como quinto mais rápido. “Refiz todo o projeto do caminhão, até para pontuar todas as quebras do ano, e nosso objetivo é manter a constância. O rendimento está acima do que a gente esperava. Tenho um pouquinho para melhorar para amanhã, espero que os outros não tenham tanto. Quero sair daqui levando os pontos que preciso para o campeonato”, estipulou.

A programação do sábado (13) para o GP Crystal prevê mais duas sessões de treinos livres, cada uma com 60 minutos de duração, para 8h30 e 10h30. A tomada de tempos será aberta às 13h30. A corrida acontece no domingo, a partir das 13h.

Consideradas todas as voltas cronometradas nas duas sessões livres em Guaporé,
os melhores tempos de cada piloto na programação da sexta-feira (12/10) foram os seguintes:

1º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min25s799
2º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min25s848
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min26s364
4º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min26s392
5º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min26s627
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min26s646
7º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min26s984
8º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports, 1min27s003
9º) Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, 1min27s026
10º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min27s109
11º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min27s112
12º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min27s316
13º) Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, 1min27s384
14º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min27s436
15º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, 1min27s598
16º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min27s779
17º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min27s802
18º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min27s862
19º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min28s228
20º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min28s547
21º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min28s703
22º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min28s986
23º) João Ometto Neto (SP/Iveco), Marinelli Competições, 1min29s154
Média do 1º: 129,232 km/h