Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Motor mais leve e resistente é aposta de Maistro

E-mail Imprimir PDF

A fase de preparação de pilotos equipes para o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem revelado as novidades que vão marcar a temporada de 2013. Não é diferente no caso de João Marcos Maistro. O piloto paranaense da Clay Truck Racing, ao mesmo tempo em que conduz as negociações com seus patrocinadores e parceiros, lista uma série de inovações na busca por melhora no rendimento de seu caminhão, o Volvo número 14.

“Estou animado. São muitos projetos para que nosso ano seja melhor que 2012”, menciona Maistro, que no ano passado, além de não ter participado da etapa na Argentina por conta dos compromissos profissionais que teve na Alemanha, não conseguiu chegar ao fim de quatro etapas. “Nossa referência é 2011”, lembra, sobre o campeonato em que ficou em décimo depois de chegar à última corrida disputando o quarto lugar final.

Sediada em Maringá, cidade do norte paranaense, a equipe de Maistro está desenvolvendo um novo motor Volvo, de 13 litros. “Vamos ter esse motor no caminhão na segunda ou na terceira etapa”, acredita o piloto, revelando as vantagens da nova unidade. “De começo, ele pesa de 100 a 150 quilos menos que o atual, que é de 12 litros. Se mantiver a mesma potência já estaremos no lucro com o rendimento do equipamento, pelo menor peso”.

A expectativa, contudo, é de que o novo motor confira mais potência e maior resistência ao conjunto. “Esse é um motor que não exige muitas trocas de peças em relação ao motor original do Volvo na modificação para corrida, e que vai ficar bem mais próximo do original. Por isso acredito que vamos evoluir em resistência, com mais durabilidade. Essa foi uma das dificuldades que tive no ano passado, quando abandonei quatro corridas”, cita.

O Volvo número 14 da Clay Truck Racing poderá ter nova aparência. “É uma decisão que ainda está pendente, se vamos ou não mudar o layout do caminhão. Acredito que sim, mas ainda não está decidido. Já renovei com 90 por cento dos meus patrocinadores, e os outros 10 por cento são detalhes, são encaminhamentos, essas coisas normais de negociações”, conta. “Tenho muita confiança de que 2013 será nosso melhor ano na Truck”.

CALENDÁRIO

As dez corridas que vão compor a temporada de 2013
do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck serão as seguintes:

10 de março – Tarumã (RS);
7 de abril – Londrina (PR);
19 de maio – Caruaru (PE);
9 de junho – Goiânia (GO);
7 de julho – Interlagos (SP);
4 de agosto – Cascavel (PR);
8 de setembro – Córdoba (ARG);
13 de outubro – Guaporé (RS);
10 de novembro – Curitiba (PR);
8 de dezembro – Brasília (DF)