Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Giaffone conquista a pole position em Cascavel

E-mail Imprimir PDF

Depois de estabelecer na terceira das quatro sessões de treinos livres do fim de semana o recorde extraoficial da categoria para o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), Felipe Giaffone conquistou na tarde do sábado (3/8) a pole-position para o GP Aurélio Batista Félix, a sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, corrida do domingo (4).

No Top Qualifying, segunda e decisiva fase do treino classificatório que definiu as posições de largada em Cascavel, Giaffone cronometrou a volta mais rápida em 1min17s181, com média horária de 142,636 quilômetros. O piloto foi 199 milésimos de segundo mais veloz que o paulista Paulo Salustiano, que alinha em segundo lugar no grid.

“Estou muito feliz com esta pole”, comemorou Giaffone – é a sexta corrida do caminhão na Truck. “É um momento especial para mim e para toda equipe da engenharia da RM Competições. Espero manter o ritmo amanhã, sabendo que a competição será bem acirrada, especialmente porque é uma corrida longa, de uma hora de duração”, falou o campeão brasileiro de 2007, 2009 e 2011.

Salustiano, segundo no grid, empata na vice-liderança do campeonato com o gaúcho Régis Boessio com 71 pontos, seis a menos que o paranaense Leandro Totti. Boessio é o nono colocado no grid, uma posição à frente de Totti. “Errei no segundo trecho. Mesmo com o Felipe muito rápido, eu acho que podia faze a pole. Na corrida, como o Totti e o Boessio estão mais atrás, vou pensar em pontos para o campeonato. Mas tenho chance de ganhar”, avisou.

Pole-position da etapa cascavelense no ano passado, Beto Monteiro vai alinhar em terceiro com o caminhão da Scuderia Iveco. “Nossa evolução aqui tem sido boa. Desde o começo dos treinos, baixamos nossa distância para os líderes de nove para dois décimos de segundo. Como em 2012 parei na primeira volta, não sei se o caminhão aqui é melhor para treino ou corrida, mas preciso terminar bem para não ‘morrer’ no campeonato”, ponderou.

A tomada de tempos em Cascavel marcou a primeira vez em que Alex Caffi avançou ao Top Qualifying. Ele larga em oitavo. “Esse é meu primeiro ano aqui, era um ano só para testes, mas a evolução tem sido rápida. A parte mais pesada do trabalho de desenvolvimento foi feita. Agora, o crescimento depende dos ajustes finos. Conseguimos 3,2 quilos de pressão no turbo, contra 3,5, até 3,6 dos pilotos mais rápidos”, descreveu o italiano, ex-piloto de Fórmula 1.

O GP Aurélio Batista Félix, no domingo, começa a partir das 13 horas (de Brasília).

O grid definido no Autódromo Zilmar Beux é o seguinte:

Top Qualifying
1º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min17s181
2º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min17s380
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min17s450
4º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min17s486
5º) André Marques (SPMAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min17s544
6º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min17s630
7º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min17s779
8º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 1min18s700
Treino classificatório
9º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min18s046
10º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min18s095
11º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min18s287
12º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min18s399
13º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min18s658
14º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min18s994
15º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min19s066
16º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min19s200
17º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min19s236
18º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min19s316
19º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min17s474
20º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min19s541
21º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 1min19s772
22º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 1min20s013
23º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min20s237
24º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 1min30s725
Média do 1º: 142,636 km/h