Esporte & Cia

Monday, May 06th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Roberval lamenta abandono na Fórmula Truck na Argentina

E-mail Imprimir PDF

Um incidente na 16ª volta da prova deste domingo (19) impediu Roberval Andrade de vencer pela terceira vez consecutiva no Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck. O paulista da Scania Corinthians Motorsport liderava a sétima etapa, no Autódromo Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, depois de largar da pole-position, mas teve de abandonar a corrida com o caminhão número 100 danificado após levar um toque na traseira.

Andrade liderou as 14 primeiras voltas da prova, sempre pressionado por Valmir “Hisgué” Benavides, que largou em segundo. O incidente aconteceu na 14ª volta da etapa argentina, momento em que o Pace Truck voltou à pista depois da intervenção programada, por conta da saída de pista de Fabiano Brito. “O Hisgué bateu na traseira do meu caminhão. Tocou e continuou empurrado, isso furou meu pneu traseiro e tive que parar”, narrou o pole.

O toque acarretou, também, a quebra da mangueira de arrefecimento da parte hidráulica de direção e dos freios. “Fui para o box e a equipe arrumou tudo, mas quando voltei à pista o compressor falhou e tive que desistir”, lamentou. Para Andrade, o incidente deve ser analisado pelos comissários desportivo. “Eu espero que eles tomem uma atitude quanto a esse tipo de comportamento. Hisgué vinha batendo na minha traseira há várias voltas”, relatou.

Vencedor de três corridas nesta temporada, Andrade manteve o terceiro lugar na tabela de pontos. Agora, com desvantagem de 30 pontos em relação ao líder Felipe Giaffone, companheiro de Hisgué na RM Competições. “Agora é hora de sacudir a poeira e tentar recuperar o prejuízo nas três últimas corridas do ano. É claro que estou super chateado com o que aconteceu, mas preciso olhar para a frente. Já estou bastante calejado”, comentou.

Com o resultado de Buenos Aires, Giaffone foi a 137 pontos. Hisgué, vice-líder, tem 117. Andrade tem 107. O caminhão número 100 da Scania Corinthians Motorsport exibe as cores de Scania, Knorr-Bremse, Banco PanAmericano, Guerra, Mann, Superpar, Ibero Eixos, Nino Faróis, ZF, KS, Frum, Truckvan, Tanesfil, Companhia Athetica, Fix Implementos e Yamaha. A oitava etapa da Truck, no dia 10 de outubro, acontecerá no circuito gaúcho do Velopark.

Depois de 22 voltas, o resultado da sétima etapa do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck foi o seguinte:

1º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Competições, 50min05s511
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, a 0s142
3º) Adalberto Jardim (SP/Volvo), AJ5-Boessio Competições, a 4s751
4º) André Marques (SP/Scania), RVR Motorsport, a 16s701
5º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 19s586
6º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 19s621
7º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 22s259
8º) Cristiano da Matta (MG/Iveco), Scuderia Iveco, a 24s580
9º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 37s913
10º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, a 39s779
11º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 40s033
12º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), Mercalf Competições, a 42s071
13º) Andersom Toso (RS/Ford), Ford Racing Trucks, a 53s324
14º) Bruno Junqueira (MG/Ford), Ford Racing Trucks, a 1min01s310
15º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, a 1 volta
16º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 1 volta
NÃO COMPLETARAM
Valmir Benavides (SP/Volkswagen), RM Competições, a 7 voltas
Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF Competições, a 7 voltas
Roberval Andrade (SP/Scania), Scania Corinthians Motorsport, a 7 voltas
Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, a 9 voltas
Fabiano Brito (PR/Ford), ABF Competições, a 10 voltas
Diumar Bueno (PR/Volvo), ABF Competições, a 12 voltas
Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, a 15 voltas
Vignaldo Fízio (SP/Ford), ABF Competições, a 19 voltas
Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks, a 22 voltas