O último dia de testes da pré-temporada para a equipe Mercedes no Circuito da Catalunha, não foi muito promissor por causa das chuva intermitente que assolou o autódromo duranta todo o
dia. Michael completou algumas voltas para experimentar o pneu de chuva. Em seguida, a equipe trabalhou com cenários de fim de semana de corrida, incluindo uma simulação de procedimento no grid. Nico Rosberg assumiu o volante pouco antes do almoço e seguiu um programa semelhante durante a sessão da tarde.
Após 15 dias de testes em Valência, Jerez e Barcelona, a equipe completou 5.759 quilômetros de corrida. Quatro motores Mercedes-Benz FO108Y foram utilizados durante os quatro testes de pré-temporada e a equipe completou 35 paradas na pista com um adicional de 200 pit stops.
Michael Schumacher falou sobre os testes: "Foi bom completar algumas voltas e experimentar os pneus para pista molhada. Ficamos limitados por causa das chuvas, mas fizemos um bom uso do tempo trabalhando os procedimentos de corrida. Foi uma boa semana aqui em Barcelona e
certamente estamos satisfeitos", disse o heptacampeão mundial de fórmula 1.
O outro alemão da equipe, Nico Rosberg, também deixou sua impressão: "Foi difícil hoje, não havia muita condição de corrida, mas foi muito útil para adquirir experiência no molhado. Fizemos muitos progressos ao longo dos quatro testes de inverno e é muito bom ver que as coisas estão indo em boa direção. Estamos no topo com certeza, e só conseguimos bom êxito por causa das ualizações no carro. O mais importante é saber que tudo está funcionando conforme o esperado", disse.
RESUMO DO DIA:
O último dia da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona, na Espanha, não foi dos mais animadores tanto para o público amante do automobilismo, quanto para a crítica especializada. No meio de um turbrilhão de dúvidas que rondam os pensamentos de todos, o ano de 2011 parace prometer muitas surpresas.
Os testes antes do início do campeonato de 2011 deixaram algumas pistas de como se comportarão os carros. A McLaren deve ser dentre aquelas equipes consideradas de ponta, a que mais enfrentará dificuldades, enquanto que a Red Bull Racing e Ferrari partem como favoritas, com Sauber e Lotus-Renault correndo por trás.
A RBR parece ser a mais rápida e certamente é já considerada potencial campeã da temporada. A Ferrari não se comportou com tanta eficiência no quesito rapidez, entretanto, parece ser a mais confiável já que nos testes se comportou com muita constância. A Mercedes tornou-se aos olhos da crítica, uma caixinha de surpresas principalmente por causa do seu pacote aefodinâmico totalmente renovado e reformulado. A Sauber pode surpreender e a Lotus-Renault passa a ser mais uma vez o coringa do baralho e que pode aparecer uma vez ou outra.
No quarto e último dia de testes antes do início da primeira etapa que será disputada na Austrália, a sensação que ficou é do famoso "E AGORA?". Com pista bastante molhada por causa de uma intensa chuva que caiu no circuito durante o dia todo, as quatro equipes que efetivamente colocaram seus carros e pilotos para trabalhar, mal conseguiram coletar dados. McLaren, Ferrari, Mercedes e Williams o máximo que conseguiram foi nada ou quase nada. A Hispana Racing que deveria colocar seu equipamento para funcionar pela primeira vez antes da primeira corrida, mais uma vez frustrou a todos e ficou na garagem. A esduderia não pôde entrar na pista porque os amortecedores dos carros não foram entregues por motivos de atraso na alfândega espanhola. Segundo os dirigentes, a entidade impediu a passagem do equipamento.
Dado a tudo isto, a temporada 2011 já começa com um fator surpresa: ninguém sabe definir ao certo o que vai acontecer.