Esporte & Cia

Wednesday, May 08th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Sauber se prepara para o GP da Turquia de F1

E-mail Imprimir PDF

A quarta etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1, que será disputada no dia 08 de maio de 2011, em Istanbul, na Turquia e a equipe Sauber já está praticamente pronta para mais este desafio. Depois de três corridas emocionantes na Austrália e na Ásia (Malásia e China), a escuderia está ansiosa para mais um teste no atual carro e agora, com um diferencial em relação às corridas anteriores: o comboio de caminhões e sua motorhome finalmente serão usados.

Istambul Park é um circuito desafiador para os pilotos e Saube´para o Sauber C30-Ferrari, bem como para os pneus. O objetivo é claramente definido: Kamui Kobayashi e Sergio Pérez querem lutar pelas dez primeiras posições novamente - tanto na qualificação quanto na corrida.
 
Kamui Kobayashi que corre com o carro de nº 16 falou sobre esta expectativa depois de algum tempo fora do circuito: "Depois de passar algum tempo em Toquio, estou muito ansioso para a corrida em Istambul Park. É uma pista interessante e uma das minhas favoritas. No ano passado, nosso desempenho foi muito bom lá, e que marcou o nosso primeiro ponto, quando terminei a corrida em décimo. Foi um alívio para nós e este sentimento é ainda uma memória agradável. Existem muitas curvas de alta velocidade que particularmente gosto muito e isto torna a corrida ainda mais competitiva. A curva que gosto mais é a oito que tem um triplo à esquerda. Quanto à gestão de pneus, acho que é difícil prever que situação teremos. O nível de aderência neste circuito é normalmente muito baixo, o que significa que os carros têm tendência a escorregar muito. Acredito que será crucial poupar bem os pneus dianteiros para que o desgaste seja o mínimo possível", disse o piloto nipônico. 
 
Já Sergio Perez, piloto do carro 17, também tem boa previsão já que conhece bem o autódromo turco. "De certa forma eu sinto que para mim o campeonato está prestes a começar agora porque vou passar a correr em circuitos que conheço", disse Perez que continuou... "Já corri em Istambul Park duas vezes pela GP2 e acho a pista muito agradável. Gosto muito curva oito. Com o carro de F1 com certeza o desgaste físico será bem maior, principalmente para os músculos do pescoço e a curva oito será um desafio especial não apenas para o piloto, como para os pneus dianteiros. Teremos que ter cuidado com eles. Em todo caso, estou realmente ansioso para o GP da Turquia e quero conquistar os meus primeiros pontos por lá", disse o mexicano.
 
O diretor técnico da Sauber, James Key, também deixou a sua opinião: "Istambul Park é um bom circuito e é um dos favoritos para as equipes e pilotos. A pista é muito técnica e desafiadora. Será mais um evento interessante para os pneus, porque a curva oito é muito famosa e de alta velocidade - exigente bastante dos pneus. Embora tenhamos experimentado algumas curvas de alta velocidade nos dois últimos eventos, acho que esta é de longe muito mais exigente. Será interessante ver o comportamento dos pneus, o desgaste e a degradação. Isso pode resultar em algumas estratégias alternativas na corrida, mas não saberemos até chegarmos lá. O resto do circuito é uma mistura muito boa com curvas de média velocidade e as retas longas, que proporcionam algumas oportunidades de ultrapassagem. Mas no final da volta, temos uma combinação de três curvas de baixa onde é importante trabalhar um bom acerto para que o carro tenha uma b oa estabilidade na hora de usar o freio. Trabalhaar bem a tração nestes pontos é muito importante porque estas curvas são muito técnicas. No geral essa pista oferece uma boa mistura de curvas diferentes. Esperamos que as condições meteorológicas ajudem e que não esteja muito quente. Uma boa gestão dos pneus poderá ser a chave para o fim de semana do Grande Prêmio da Turquia. Tanto quanto o carro está em causa, teremos mais alguns itens de teste para executar nesta sexta-feira - alguns deles aerodinâmicos e outros mecânicos. Nosso objetivo neste fim de semana será atingir o top ten, tanto na qualificaçã quanto na corrida", disse o dirigente.

TEXTO: Hanspeter Brack / Sauber F1
Tradução e adaptação: César Leite / Esporte &Cia - Brasil